Infraestrutura
Portal 2014
20/03/2013 14h18
Desde de março de 2011, quando os trabalhos noCastelão tiveram início, Fortaleza tem se destacado pela agilidade. Não à toa o estádio da capital cearense foi o primeiro entre as 12 arenas da Copa 2014 a ser entregue.
Agora, três meses após a inauguração, os desafios são outros: as obras de mobilidade urbana e a ampliação do aeroporto Pinto Martins.
Em andamento desde abril de 2012, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) Parangaba-Mucuripe está 25% concluído. A entrega ocorrerá, segundo o governo do estado, em dezembro deste ano. No total, as obras têm 15 frentes de trabalho, entre estações, elevados e viadutos.
Já a prefeitura dá andamento às intervenções em quatro vias, responsáveis pela ligação da zona hoteleira par
...Desde de março de 2011, quando os trabalhos noCastelão tiveram início, Fortaleza tem se destacado pela agilidade. Não à toa o estádio da capital cearense foi o primeiro entre as 12 arenas da Copa 2014 a ser entregue.
Agora, três meses após a inauguração, os desafios são outros: as obras de mobilidade urbana e a ampliação do aeroporto Pinto Martins.
Em andamento desde abril de 2012, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) Parangaba-Mucuripe está 25% concluído. A entrega ocorrerá, segundo o governo do estado, em dezembro deste ano. No total, as obras têm 15 frentes de trabalho, entre estações, elevados e viadutos.
Já a prefeitura dá andamento às intervenções em quatro vias, responsáveis pela ligação da zona hoteleira para o Castelão: Eixo Norte-Sul (Via Expressa/Raul Barbosa), com 5% de conclusão e os BRTs Alberto Craveiro, Dedé Brasil, Paulino Rocha, 27%, 8,5% e 10% prontos, respectivamente.
No ano passado, as obras ficaram paradas por três meses. Em maio, a construtora Delta abandonou os trabalhos após envolvimento em esquemas com o contraventor Carlinhos Cachoeira, alvo de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) no Senado. Um novo edital foi lançado e a Serveng-Civilsan saiu vencedora. Os trabalhos foram retomados em agosto. O investimento total é de R$ 232,55 milhões.
No aeroporto Pinto Martins, ocorrem três obras: a ampliação do terminal e do pátio de aeronaves, além de melhorias no sistema viário. Os trabalhos foram divididos em duas fases: a primeira estará pronta em dezembro deste ano. A conclusão total está prevista para fevereiro de 2017. De acordo com a Infraero, o projeto está 16,75% executado. No mês que vem, a expectativa é que o índice atinja 19,3%. Em maio, seis novas posições de aeronaves já estarão à disposição no pátio.
VLT
O Veículo Leve sobre Trilhos terá 12,7 km de extensão e vai atravessar 22 bairros de Fortaleza. O trajeto terá 11,2 km em superfície e 1,5 km em elevado. No bairro de Parangaba, a estação terá integração com a linha sul do metrô e com o terminal de ônibus do Sistema Integrado de Fortaleza. Já a estação elevada do Papicu fará a integração com a linha leste do metrô e o terminal de ônibus.
Em Parangaba, o escoramento dos pilares está em execução. Os trabalhos devem ser concluídos até agosto de 2013. Também há obras em andamento nas estações Pontes Vieira, Iate, Montese, Papicu, Borges de Melo e Mucuripe, além dos viaduto Pontes Vieira e Dom Luís. No Bairro de Fátima, mais uma frente de obra: o Elevado da Aguanambi. Ele terá cerca de 500 metros de extensão.
Desapropriações
A primeira etapa de montagem do VLT foi realizada em locais onde não era necessário desapropriar residências, como os elevados da Parangaba e da avenida Aguanambi, e os viadutos ferroviários da Raul Barbosa, Vírgilio Távora e Dom Luís. No total, 2,7 mil famílias foram ou serão afetadas.
O processo também ocorre nas intervenções ligadas à prefeitura de Fortaleza. Até outubro do ano passado, quase R$ 4 milhões foram pagos às pessoas desapropriadas.
Castelão
O palco de três jogos da Copa das Confederações e de seis partidas do Mundial 2014 foi concluído em dezembro de 2012. A primeira partida, no entanto, foi disputada no dia 27 de janeiro, em uma rodada dupla da Copa do Nordeste (Ceará x Bahia e Fortaleza x Sport).
A menos de 90 dias da Copa das Confederações, a prefeitura corre para finalizar as obras no entorno do estádio. De acordo com o prefeito Roberto Cláudio, apesar dos trabalhos estarem apenas 40% prontos, a conclusão total ocorrerá até o dia 15 de junho.
No último dia 9, a Fifa e o COL realizaram a última vistoria no Castelão. Oito dias depois, a nova arena recebeu o clássico Ceará e Fortaleza, válido pelo Campeonato Cearense. Mais de 18 mil pessoas assistiram à partida vencida pelo time do Ceará (2 a 0).
16 de abril 2020
16 de abril 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade