Mercado
Assessoria de Imprensa
04/11/2015 10h27
Com o slogan “Um superporto, um superpolo”, a 4ª Feira do Polo Naval RS será realizada de 10 a 12 de novembro, no Partage Shopping Rio Grande, em Rio Grande/RS, e vai comemorar os 100 anos do Porto Novo de Rio Grande. O evento vai unir em um só local o reconhecimento ao trabalho do único porto marítimo do Rio Grande do Sul a temas relevantes para a implantação de novos projetos, além de receber do Sul Energia - Congresso e Exposição de Energia da Região Sul, que vai debater o setor energético.
A Feira contará com área de estandes, além dos tradicionais eventos paralelos como a Conferência Internacional em Tecnologias Naval e Offshore (NAVTEC), organizada pela Universidade do Rio Grande (FURG) e o Arranjo Produtivo Local Naval – A
...Com o slogan “Um superporto, um superpolo”, a 4ª Feira do Polo Naval RS será realizada de 10 a 12 de novembro, no Partage Shopping Rio Grande, em Rio Grande/RS, e vai comemorar os 100 anos do Porto Novo de Rio Grande. O evento vai unir em um só local o reconhecimento ao trabalho do único porto marítimo do Rio Grande do Sul a temas relevantes para a implantação de novos projetos, além de receber do Sul Energia - Congresso e Exposição de Energia da Região Sul, que vai debater o setor energético.
A Feira contará com área de estandes, além dos tradicionais eventos paralelos como a Conferência Internacional em Tecnologias Naval e Offshore (NAVTEC), organizada pela Universidade do Rio Grande (FURG) e o Arranjo Produtivo Local Naval – APL NAVAL RS (programa anexo). Serão discutidos todos os setores envolvidos na busca de soluções para os desafios logísticos, ambientais, operacionais e administrativos do setor naval. Entre os projetos do Polo Naval estarão em evidência a expectativa pela montagem das plataformas P-75 e P-77 no Estaleiro QGI; os cascos ainda em produção no complexo estaleiro Rio Grande e a integração da plataforma P-74, da EBR - Estaleiros do Brasil, instalada em São José do Norte.
O Seminário de Direito, coordenado pelo escritório Arthur Baptista Rocha, ocorre nos três dias de evento, das 10h às 13h, e terá três linhas de atuação em 2015: competências do licenciamento ambiental; direito empresarial e; painel coorporativo. “É um evento que já passou mais de mil conferencistas e 40 palestrantes. Iremos construir um evento este ano em que teremos grandes debates principalmente no que tange o direito ambiental”, afirma Arthur Baptista (programa anexo). Ainda durante o evento ocorrem as Rodadas de Negócios do Sebrae, que irão reunir as empresas do setor naval, portuário e do ramo de energia.
Sul Energia debate potencial energético da zona sul
O potencial energético da zona sul do Rio Grande do Sul tem o cenário ideal para a realização do Sul Energia - Congresso e Exposição de Energia da Região Sul, que acontece paralelamente à Feira do Polo Naval e contará com área de exposição e palestras. A Região Sul conta com diversos recursos naturais capazes de serem transformados em energia, como: eólico, biomassa, solar, hídrico, gás e carvão. De olho neste potencial energético, diversos projetos vêm sendo feitos na região, alguns já em funcionamento e outros ainda em fase de estudos de viabilidade.
Já estão em funcionamento o Complexo Eólico Corredor do Senandes e a Usina Termelétrica de Piratini (biomassa e resíduos de madeira). Seis projetos estão em implantação: Regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL) e da Termelétrica de Rio Grande; Complexo Termelétrico de Candiota III (carvão mineral); Parque Eólico Geribatu; Parque Eólico Hermenegildo; Parque Eólico Chuí e Parque Eólico Povo Novo. E outros quatro proetos estão em estudo: Companhia Silvio Industrial do Extremo Sul (biomassa); Bacia de Pelotas (gás natural); Parque Eólico de São José do Norte e Projetos de Energia Fotovoltaica da Embrapa, UCPel e IF-Sul (solar).
O evento criará o cenário ideal para discutir a geração, transmissão e a distribuição da energia, oportunizando o encontro do mercado, poder público e entidades privadas. “A implantação de usinas termelétricas de gás e carvão e biomassa, os parques eólicos na região sul do estado, somados ao projeto Bacia Pelotas para a produção de petróleo e gás, tornam a região uma potencial exportadora de energia. Com isso, o setor de energias da feira visa acelerar o conhecimento e discutir o tema”, afirma o organizador, Fernando Estima.
Sobre os eventos
A 4ª edição da Feira do Polo Naval RS e o Sul Energia têm como promotores a Prefeitura Municipal de Rio Grande, FURG, Superintendência do Porto de Rio Grande, APL Polo Naval e Off Shore e Bolsa Continental de Mercadorias. São patrocinadores desta edição: Caixa; Prefeitura Municipal do Rio Grande; Sagres Agenciamentos Marítimos, além do apoio do Sebrae. Em 2014, a Feira do Polo Naval recebeu mais de 22 mil visitantes e gerou uma expectativa de negócios de US$ 56 milhões.
SERVIÇO
O que: 4ª edição da Feira do Polo Naval RS e Sul Energia - 1º Congresso e Exposição de Energia da Região Sul
Data: 10 a 12 de novembro
Horário: 14h às 21h
Local: Partage Shopping Rio Grande (Av. Engª Lúcia Maria B. Chielsa, 2842 - Pq. Residencial São Pedro), Rio Grande/RS
Site: www.polonavalrs.com.br
Facebook: www.facebook.com/feiradopolonavalrs?fref=ts
27 de agosto 2020
02 de julho 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade