Redação
10/08/2023 12h45 | Atualizada em 16/08/2023 14h02
Durante a 14ª edição do Concrete Show, evento da cadeia construtiva que aconteceu durante os dias 8 e 10 de agosto na capital paulista, as fabricantes de equipamentos marcaram presença com lançamentos e tendências para o setor.
A Yanmar, multinacional japonesa fabricante de maquinário compacto para os mercados de construção civil e agrícola, grupos geradores, sistemas de energia e motores a diesel e marítimos, mostrou os principais equipamentos direcionados ao setor de construção civil, além de outros produtos que integram o portfólio da marca.
Em destaque, explica Juliana Santos, coordenadora comercial da Yanmar, a e
...Durante a 14ª edição do Concrete Show, evento da cadeia construtiva que aconteceu durante os dias 8 e 10 de agosto na capital paulista, as fabricantes de equipamentos marcaram presença com lançamentos e tendências para o setor.
A Yanmar, multinacional japonesa fabricante de maquinário compacto para os mercados de construção civil e agrícola, grupos geradores, sistemas de energia e motores a diesel e marítimos, mostrou os principais equipamentos direcionados ao setor de construção civil, além de outros produtos que integram o portfólio da marca.
Em destaque, explica Juliana Santos, coordenadora comercial da Yanmar, a empresa trouxe as miniescavadeiras SV08, ViO17, ViO27, ViO35 e ViO80.
“Estamos no mercado de compactos no Brasil desde 2010, mas nos últimos dois anos passou a ser uma tendência maior, tornando-se cada vez mais forte”, afirma.
“De forma geral, elas podem ser utilizadas para diversas atividades, como alicerce, abertura de piscinas, limpeza de terrenos, na parte de agricultura para irrigação, entre outras atividades”, completa.
Segundo Juliana, o ano de 2022 foi positivo para a Yanmar, especialmente no segmento de compactos. "Para 2023, esperamos um crescimento em torno de 5% a 10% em relação ao ano passado", diz ela.
Miniescavadeiras ganharam destaque no estande da Yanmar
Além dos compactos, a fabricante também exibiu na Concrete Show outros produtos de seu portfólio, como o rompedor hidráulico SB43, o motor industrial 3TNV88-DSA e o grupo gerador YBG55TE.
Seguindo a tendência dos equipamentos compactos, a XCMG Brasil apresentou durante o evento o seu mais novo lançamento: a minicarregadeira XC7-SR07, com peso operacional de 2.950 kg, caçamba de 0,4 m3 e potência do motor de 67,3 hp.
“O equipamento apresenta tecnologia avançada, alta eficiência e segurança, configurado com vários dispositivos, incluindo o mecanismo de elevação radial auto inovador, com forte potência, função de nivelamento unidirecional e alta eficiência operacional”, afirma Renato Torres, diretor comercial da XCMG.
A minicarregadeira XC7-SR07, lançamento da XCMG na Concrete Show 2023
Segundo Rubens Brito, gerente comercial da XCMG, o mercado já demanda máquinas menores há alguns anos, sendo que os clientes vêm aumentando a procura especialmente por minicarregadeiras, que são utilizadas em obras menores como residenciais, além de serem uma opção sempre interessante para locadoras e pequenos construtores.
“A máquina é versátil, compatível com uma série de implementos”, comenta Brito. “Com o uso de implementos é possível colocar um hélice continua para fazer fundações em pequenas construções, ou mesmo vassoura que vai ser utilizada para pavimentação para limpar as ruas antes de fazer o pavimento, além da possibilidade em se colocar uma fresadora pequena para fazer um tratamento superficial em asfalto e, por fim, implementar garfo pallet para trabalhar como empilhadeira”, detalha.
Também em exposição, a miniescavadeira XE35U traz design sem cauda, proporcionando a possibilidade de operação em espaços estreitos, sendo desenvolvida para escavação, carregamento, nivelamento, abertura de valas, trituração, perfuração, compressão e levantamento.
Segundo Jacques Iazdi, da divisão de plataformas elevatórias móveis de trabalho da XCMG, a fabricante destacou ainda a plataforma elevatória do tipo tesoura elétrica modelo XG1212AC, com baterias gel seladas que não requerem manutenção.
Atendendo à nova NR-18 e ABNT NBR-16776, a plataforma tem capacidade de 320 kg, altura de trabalho de 12 m e duas rodas motrizes, oferecendo 25% de gradeabilidade. Possui ainda alarme de inclinação e proteção móvel para buracos (Pothole), entre outros diferenciais.
“O mercado de plataforma é cíclico, mas podemos dizer que está em um momento bom, pois a indústria vem substituindo o uso de andaimes por plataformas”, afirma Iazdi.
Para a Concrete Show, a Liebherr trouxe produtos consolidados no mercado, como a betoneira de 8 m³ – carro-chefe da empresa –, além da versão leve, que prioriza a diminuição de peso e o cumprimento da Lei da Balança.
A Liebherr destacou os serviços de reforma de betoneiras durante o evento no São Paulo Expo
Além das betoneiras convencionais, o gerente divisional de Tecnologia de Concreto da Liebherr Brasil, Gian Romano, destacou um kit de betoneira sem caminhão, reformado pela metade.
“Trouxemos uma máquina metade reformada e metade já usada par ilustrar os processos de uma máquina que já tem 12 anos de uso, mostrando como ela pode ser restaurada”, diz ele.
O objetivo é apresentar o serviço de reforma de betoneiras oferecido pela Liebherr, destacando a diferença entre a betoneira usada e a reformada.
“Com a reforma completa, o cliente consegue obter um novo ciclo de vida para sua betoneira. O grande benefício é a possibilidade do cliente ter seu equipamento como nova”, destaca Romano.
"A Liebherr dispõe de escopos de serviço que vão desde uma simples reforma de componentes até a reforma completa da betoneira”, complementa.
Tecnologias – A Trimble levou para a Concrete Show 2023 o Tekla Structures, uma das principais referências globais em ferramentas de BIM (Building Information Modeling, ou Modelagem de Informação da Construção, em português) e o Trimble Connect, sistema que permite aumentar a produtividade e ampliar práticas que consideram a responsabilidade ambiental, social e de governança corporativa (ESG).
Estande da Trimble na Concrete Show divulgou plataformas de BIM e outras soluções
Segundo Carlos Costa, diretor da divisão de estruturas da Trimble Brasil, os programas da família Tekla permitem produzir com mais precisão, reduzindo o retrabalho e oferecendo a possibilidade de desenvolvimento de estratégias de construção sustentáveis, sempre com base no uso maximizado de recursos e redução de resíduos.
“Estamos passando por uma transição em nossa mão de obra por conta dos apelos de outras áreas, que estão tirando nossos talentos da construção civil”, diz.
Nesse contexto, prossegue o especialista, o uso de projetos virtuais e processos industrializados (em que o conhecimento agregado é maior) passa a ter uma maior atratividade, agregando mão de obra mais qualificada.
“Dessa forma, é possível atrair novos talentos para o setor, especialmente para uso de softwares na construção industrializada”, finaliza Costa.
22 de novembro 2024
21 de novembro 2024
21 de novembro 2024
21 de novembro 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade