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EUA aprovam US$ 11,6 bi para novo túnel ferroviário

Túnel entre Nova York e Nova Jersey é apontado como um dos projetos de infraestrutura mais críticos do país

The New York Times

31/05/2021 11h00 | Atualizada em 14/06/2021 20h49


Após quatro anos de paralisação, os EUA finalmente aprovaram o projeto de financiamento federal de US$ 11,6 bilhões para a construção de um novo túnel ferroviário sob o rio Hudson, no estado de Nova York.

Antes da pandemia, uma frota de 450 trens transportava cerca de 200 mil passageiros por dia através dos antigos túneis, que se conectam à Penn Station, em Manhattan.

Com mais de 110 anos, os túneis ferroviários existentes foram seriamente danificados pelas inundações provocadas pela passagem do furacão Sandy, em 2012.

Por isso, o plano de construir um segundo par de túneis entre Nova York e

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Após quatro anos de paralisação, os EUA finalmente aprovaram o projeto de financiamento federal de US$ 11,6 bilhões para a construção de um novo túnel ferroviário sob o rio Hudson, no estado de Nova York.

Antes da pandemia, uma frota de 450 trens transportava cerca de 200 mil passageiros por dia através dos antigos túneis, que se conectam à Penn Station, em Manhattan.

Com mais de 110 anos, os túneis ferroviários existentes foram seriamente danificados pelas inundações provocadas pela passagem do furacão Sandy, em 2012.

Por isso, o plano de construir um segundo par de túneis entre Nova York e Nova Jersey é apontado como um dos projetos de infraestrutura mais críticos do país.

“Estamos agora onde deveríamos estar há quatro anos”, disse Steven M. Cohen, presidente da Gateway Program Development Corporation, agência que supervisiona o projeto.

O secretário de transportes, Pete Buttigieg, reconheceu a importância do projeto para a economia norte-americana. “Trata-se de um grande passo o país, pois esses túneis conectam pessoas, empregos e empresas”, disse ele.

Do total aprovado, um montante aproximado de US$ 1,8 bilhão será utilizado na reforma dos túneis antigos. Pelo cronograma original de construção, os novos túneis devem ser concluídos até o final da década.

“É um alívio saber que esse projeto crítico, de importância nacional, está sendo levado a sério por seus benefícios para toda a nossa economia, criando inúmeros empregos e melhorando a segurança”, comentou o senador democrata Chuck Schumer.

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