Assessoria de Imprensa
12/04/2023 14h28
De acordo com o estudo Transformação Digital: O Futuro da Construção Conectada, realizado com empresas do mundo todo pela IDC, consultoria de pesquisa, aponta que 72% das grandes companhias da construção civil têm a inovação como um pilar prioritário em seus negócios.
Além disso, o mesmo levantamento mostra que apesar do Brasil ter um menor nível de maturidade se comparado com os outros países avaliados, lidera o ranking quando o assunto é investimento em softwares baseados em BIM (Building Information Modeling).
De olho na evolução desse mercado, esses dados reforçam a importância da imp
...De acordo com o estudo Transformação Digital: O Futuro da Construção Conectada, realizado com empresas do mundo todo pela IDC, consultoria de pesquisa, aponta que 72% das grandes companhias da construção civil têm a inovação como um pilar prioritário em seus negócios.
Além disso, o mesmo levantamento mostra que apesar do Brasil ter um menor nível de maturidade se comparado com os outros países avaliados, lidera o ranking quando o assunto é investimento em softwares baseados em BIM (Building Information Modeling).
De olho na evolução desse mercado, esses dados reforçam a importância da implementação de ferramentas tecnológicas, sejam elas de Inteligência Artificial (IA), Telemetria, Internet das Coisas (IoT), entre outras.
Visando auxiliar as empresas do segmento, Vinicius Callegari, Cofundador da GaussFleet, maior plataforma SaaS de gestão de máquinas móveis para construtoras, operadores logísticos e siderúrgicas, listou quatro motivos interessantes para investir em inovação no segmento de construção de infraestrutura – Sustentabilidade;
Melhoria da experiência do cliente; Aumento de eficiência e produtividade; e Predição de riscos.
Sustentabilidade
Quando se investe em inovação na construção e infraestrutura, afirma Callegari, é preciso incluir a otimização de utilização das máquinas para redução de emissões de CO2.
“Com o uso de veículos elétricos ou movidos a gás natural renovável para entregas, execução de técnicas de reciclagem e descarte responsável de resíduos de construção, conseguimos melhorar os índices de sustentabilidade no setor”, explica
Melhoria da experiência do cliente
Procurar sempre entender as dores dos seus clientes e ter infraestrutura para resolvê-las é extremamente importante, comenta o especialista. Atualmente, independente do setor, a experiência do cliente é o que define a qualidade do serviço ou produto.
“Por isso, o investimento em inovação contribui para uma melhoria na experiência e se esse parceiro for impactado positivamente, as chances de ele recomendar sua empresa a outros players do segmento é grande.”
Aumento de eficiência e produtividade
Como consequência de uma estrutura eficaz, o aumento da produtividade e eficiência domina o dia a dia.
Segundo Callegari, a inovação faz com que certos problemas passem a ser resolvidos de maneira mais simples e com mais agilidade, e isso permite que a equipe consiga focar seus esforços em demandas mais estratégicas.
Predição de riscos
Por meio da visão computacional, diz, a tecnologia também pode prever comportamentos de risco à segurança das pessoas nas operações (aproximação das máquinas operando, por exemplo) e falta de uso de EPI em áreas em que eles são obrigatórios.
18 de dezembro 2024
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