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Estado aposta em rodovias de concreto para ampliar durabilidade e reduzir custos

Pavimento rígido ofereceria como vantagens diminuição de gastos com manutenção e melhoria da segurança nas estradas

Canal rural

25/09/2024 13h32


Um estado brasileiro está avançando na construção de rodovias de concreto como parte de sua estratégia de melhorar a logística e a segurança no tráfego pesado. A escolha pelo pavimento rígido, feito de concreto, tem sido implementada em diversos trechos importantes, totalizando cerca de 340 quilômetros.

A durabilidade do material é um dos principais atrativos, de acordo com o governo local, já que o concreto possui uma vida útil de pelo menos 20 anos, o dobro das estradas de asfalto, além de exigir menos manutenção ao longo do tempo.

Trata-se do Paraná, que tem entre as rodovias que receberam ou recebe

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Um estado brasileiro está avançando na construção de rodovias de concreto como parte de sua estratégia de melhorar a logística e a segurança no tráfego pesado. A escolha pelo pavimento rígido, feito de concreto, tem sido implementada em diversos trechos importantes, totalizando cerca de 340 quilômetros.

A durabilidade do material é um dos principais atrativos, de acordo com o governo local, já que o concreto possui uma vida útil de pelo menos 20 anos, o dobro das estradas de asfalto, além de exigir menos manutenção ao longo do tempo.

Trata-se do Paraná, que tem entre as rodovias que receberam ou receberão esse tipo de pavimento a PRC-280, entre os municípios de General Carneiro e Pato Branco, e a PR-412, entre Matinhos e Pontal do Paraná.

A inspiração vem das estradas americanas e alemãs, que estão entre as mais eficientes do mundo e utilizam esse tipo de material.

“Como um estado forte na produção agrícola e industrial, fomos buscar as melhores soluções de infraestrutura adotadas pelo mundo. As estradas de concreto são opções mais duradouras e que aguentam melhor o tráfego pesado”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.

As obras, conduzidas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), também utilizam uma técnica chamada de whitetopping, na qual o concreto é aplicado sobre uma base de asfalto já existente, reduzindo os custos e o tempo de execução das obras.

Segundo o governo paranaense, além da durabilidade, as estradas de concreto oferecem benefícios operacionais, como menor deformação do pavimento e melhor eficiência no consumo de combustível dos veículos, já que o concreto esquenta menos e proporciona mais conforto térmico.

A escolha pelo pavimento rígido também contribuiria para a segurança, evitando aquaplanagem em dias de chuva e melhorando a visibilidade noturna nas estradas.

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