Assessoria de Imprensa
07/07/2026 11h20
O mercado brasileiro de equipamentos para construção e mineração atravessa um momento de transição. Fatores como juros elevados, incertezas econômicas e o cenário eleitoral adiam decisões de investimento.
Por outro lado, segmentos como infraestrutura, mineração e agronegócio continuam sustentando a atividade. Mas esse equilíbrio deve permanecer até o fim do ano? Quais setores podem puxar a retomada? E onde estão as melhores oportunidades para fabricantes, locadores e compradores de máquinas?
Essas e outras respostas serão apresentadas na 2ª edição do Radar Tendências, da Associ
...

O mercado brasileiro de equipamentos para construção e mineração atravessa um momento de transição. Fatores como juros elevados, incertezas econômicas e o cenário eleitoral adiam decisões de investimento.
Por outro lado, segmentos como infraestrutura, mineração e agronegócio continuam sustentando a atividade. Mas esse equilíbrio deve permanecer até o fim do ano? Quais setores podem puxar a retomada? E onde estão as melhores oportunidades para fabricantes, locadores e compradores de máquinas?
Essas e outras respostas serão apresentadas na 2ª edição do Radar Tendências, da Associação Brasileira de Tecnologia e Gestão de Equipamentos (Sobratema), a ser transmitida no dia 23 de julho, às 15h, pelo canal da entidade no YouTube.
O evento reunirá especialistas de diferentes áreas do mercado para analisar os resultados do primeiro semestre e apresentar projeções para os próximos meses, com base em uma ampla pesquisa realizada com compradores e dealers de equipamentos.
“No primeiro semestre, a utilização de máquinas foi praticamente estável. Com isso, há uma oferta importante de equipamentos, com fabricantes oferecendo condições comerciais bastante competitivas”, avalia Eurimilson Daniel, vice-presidente da Sobratema, que estará no 2º Radar Tendências.
Segundo Daniel, o Brasil reúne hoje uma carteira de aproximadamente R$ 300 bilhões em investimentos previstos para infraestrutura, o maior volume da história. “Contudo, esse montante ainda está distante da necessidade estimada para o país, de cerca R$ 500 bilhões", ressalta.
A apresentação dos dados ficará a cargo de Claudio Schmidt, coordenador do Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos. Em cada bloco, especialistas dos segmentos de construção, locação, mineração e mercado financeiro discutirão os principais indicadores levantados pela pesquisa, abordando comportamento da demanda, investimentos, fontes de financiamento, renovação de frota, perspectivas de vendas e os impactos do cenário econômico sobre o setor.
Além do vice-presidente da Sobratema, participam do debate: Domage Ribas, gerente de Equipamentos da Crasa Infraestrutura; Felipe Frazão, sócio-diretor da MGM Locações; Jordão Coelho Duarte, diretor de Operações da Skava-Minas; e Mairon Karr, diretor de Negócios da Armac.
Voltado a profissionais dos segmentos de construção, locação, mineração e equipamentos, além de fornecedores, prestadores de serviços, instituições financeiras, agentes públicos e representantes de entidades setoriais, o Radar Tendências conta com o apoio da Komatsu, Volvo, JCB, Trimble e Putzmeister.
06 de julho 2026
02 de julho 2026
02 de julho 2026
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade