Mercado
TnOnline
13/12/2012 09h36 | Atualizada em 13/12/2012 15h01
Na terça-feira (11) foi comemorado o dia do engenheiro, mas além da data especial, os profissionais da área têm outros motivos para festejar. “Os engenheiros vivem o melhore momento profissional dos últimos 30 anos”, afirma o engenheiro civil e inspetor do CREA-PR em Ivaiporã, Paulo Otávio Ghizoni.
Segundo Ghizoni, essa realidade bastante positiva da profissão é um reflexo da economia. “O primeiro setor que reflete a economia é a construção. O mercado está pedindo mais profissionais”, analisa. Numa consequência natural, novos cursos de engenharia estão sendo criados. Apucarana, por exemplo, já tem autorizada pelo Ministério da Educação (MEC), a oferta de três cursos d
...Na terça-feira (11) foi comemorado o dia do engenheiro, mas além da data especial, os profissionais da área têm outros motivos para festejar. “Os engenheiros vivem o melhore momento profissional dos últimos 30 anos”, afirma o engenheiro civil e inspetor do CREA-PR em Ivaiporã, Paulo Otávio Ghizoni.
Segundo Ghizoni, essa realidade bastante positiva da profissão é um reflexo da economia. “O primeiro setor que reflete a economia é a construção. O mercado está pedindo mais profissionais”, analisa. Numa consequência natural, novos cursos de engenharia estão sendo criados. Apucarana, por exemplo, já tem autorizada pelo Ministério da Educação (MEC), a oferta de três cursos de engenharia no campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a partir de 2013. Serão nas habilitações em Civil, Química e Elétrica.
A demanda profissional nesta área também pode ser medida pelo fato do curso de engenharia estar, no momento, entre os mais concorridos no vestibular. “Quando entrei na faculdade a concorrência era aproximadamente 16 candidatos por vaga. Hoje a média é de quase 30 concorrentes para cada vaga", compara Ghizoni.
O inspetor do CREA destaca o papel imprescindível do engenheiro numa construção. “É o profissional que garante qualidade, segurança e economia em uma obra.”
27 de agosto 2020
02 de julho 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade