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Desmontagem de tuneladora de 2.500 t exige operação de guerra em SP

Marcando a expansão da Linha 2-Verde do metrô, a operação exigiu soluções de engenharia de alta complexidade para movimentar TBM com 100 m de comprimento

Assessoria de Imprensa

10/07/2025 16h57 | Atualizada em 10/07/2025 20h15


Liderado pela Engibras, o Consórcio Metrô Linha 2 iniciou no dia 12 de junho a desmontagem da tuneladora “Cora Coralina” no Poço de Ventilação Falchi Gianini, no âmbito das obras de expansão da Linha 2 Verde do metrô de São Paulo.

Com 100 m de comprimento e 2.500 t, a máquina — considerada a maior TBM da América Latina — será remontada na região da Penha para escavar novo trecho de aproximadamente 3 km até o Complexo Rapadura, entre as estações Vila Formosa e Santa Isabel.

A operação exigiu soluções de engenharia de alta complexidade, incluindo a desmontagem d

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Liderado pela Engibras, o Consórcio Metrô Linha 2 iniciou no dia 12 de junho a desmontagem da tuneladora “Cora Coralina” no Poço de Ventilação Falchi Gianini, no âmbito das obras de expansão da Linha 2 Verde do metrô de São Paulo.

Com 100 m de comprimento e 2.500 t, a máquina — considerada a maior TBM da América Latina — será remontada na região da Penha para escavar novo trecho de aproximadamente 3 km até o Complexo Rapadura, entre as estações Vila Formosa e Santa Isabel.

A operação exigiu soluções de engenharia de alta complexidade, incluindo a desmontagem da cabeça de corte no próprio canteiro, além de movimentação com guindastes, logística de transporte das estruturas por caminhão e adoção de protocolos rigorosos de segurança em áreas urbanas densamente povoadas.

“A desmontagem da tuneladora é um marco técnico e logístico”, avalia Elaine Ferreira, presidente da Engibras.

Segundo ela, a próxima etapa envolve a remontagem da TBM no novo ponto de partida, com início previsto da escavação ainda no 2º semestre de 2025.

Aproximadamente 150 profissionais especializados atuam diretamente na operação, que deve se estender por cerca de seis meses.


Considerada a maior TBM da América Latina, a máquina será remontada
na região da Penha para escavar novo trecho de aproximadamente 3 km


Atuação – A expansão da Linha 2-Verde conta com investimento de R$ 15 bilhões do Governo do Estado.

Depois de entregue, a obra vai beneficiar cerca de 1,2 milhão de passageiros por dia, facilitando conexões com as linhas 3-Vermelha, 11-Coral e, futuramente, com a 16-Violeta.

Segundo Elaine Ferreira, a atuação no contrato consolida a posição da Engibras no setor de infraestrutura pesada.

“A complexidade dessa operação reforça a competência da empresa em executar obras de grande porte com elevado grau de precisão, segurança e responsabilidade socioambiental”, comenta a executiva.

“Nosso compromisso vai além da execução técnica, pois entregamos soluções que geram impacto positivo para as cidades e ampliam a qualidade de vida da população”, completa.

No vídeo abaixo, confira algumas imagens da operação.

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