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DERSA contrata consultoria de empresa holandesa para túnel imerso Santos-Guarujá

Royal Haskoning DHV está entre as maiores especialistas do mundo em projetos de túneis imersos e transferirá tecnologia para o Brasil

Assessoria de Imprensa

18/04/2013 11h52


A empresa Royal Haskoning DHV, da Holanda, foi contratada para prestar consultoria técnica na construção do túnel imerso entre Santos e Guarujá. A empresa, que já desenvolveu mais de 50 projetos semelhantes no mundo, foi vencedora da licitação internacional realizada pela DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A. O contrato foi assinado na quinta-feira, 11/4, em São Paulo.

A empresa holandesa começará agora a fazer a análise crítica do projeto executivo que está em andamento desde junho de 2012 e repassará sua tecnologia para a DERSA, que estará apta a utilizá-la em empreendimentos futuros. “Nós, que somos conhecedores da técnica, vamos passar esse conhecimento para a DERSA. A transferência de tecnologia é um ponto muito importante

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A empresa Royal Haskoning DHV, da Holanda, foi contratada para prestar consultoria técnica na construção do túnel imerso entre Santos e Guarujá. A empresa, que já desenvolveu mais de 50 projetos semelhantes no mundo, foi vencedora da licitação internacional realizada pela DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A. O contrato foi assinado na quinta-feira, 11/4, em São Paulo.

A empresa holandesa começará agora a fazer a análise crítica do projeto executivo que está em andamento desde junho de 2012 e repassará sua tecnologia para a DERSA, que estará apta a utilizá-la em empreendimentos futuros. “Nós, que somos conhecedores da técnica, vamos passar esse conhecimento para a DERSA. A transferência de tecnologia é um ponto muito importante do contrato”, afirma Hans de Wit, especialista da Royal Haskoning.

A construção do túnel imerso será feita em várias etapas na região intermediária do canal. A fase inicial, de análise ambiental, já foi vencida com êxito. O processo de licenciamento ambiental deverá ocorrer ainda no primeiro semestre. Atualmente o projeto está sofrendo ajustes de adequação ao local. “Agora vamos avançar mais rápido com a expertise dos consultores”, afirma Laurence Casagrande Lourenço, presidente da DERSA. “Também recebemos uma contribuição fundamental da Companhia Docas de Santos, que nos encaminhou uma série de estudos para ampliação do Cais da Copa, que nos ajudará a ter um projeto muito melhor”, afirma.

Com 1.700 metros de extensão, ligando Outeirinhos, em Santos, a Vicente de Carvalho, em Guarujá, o túnel imerso será construído em 36 meses e permitirá o tráfego de veículos,bicicletas e de pedestres entre os dois municípios.

Também está prevista uma linha de veículos leves sobre trilhos (VLT). O empreendimento está orçado em R$ 1,4 bilhão, incluindo projeto, licenciamento, obras, desapropriações e reassentamentos.

O governo do Estado negocia o financiamento da obra com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O aval para a contratação de financiamento com a instituição foi dado pela Assembleia Legislativa de São Paulo em dezembro de 2012.

 

 

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