Assessoria de Imprensa
06/06/2024 08h38 | Atualizada em 06/06/2024 08h45
O Departamento de Estrada de Rodagem do Estado do Paraná (DER/PR) e a Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, realizaram no dia 4 de junho uma discussão técnica no município de Palmas (PR) sobre o uso da solução de pavimento de concreto em trechos da Rodovia PRC-280.
O pavimento de concreto foi aplicado em rodovia de pista simples, na obra de restauração da rodovia PRC-280, entre o município de Palmas e o entroncamento com a BR-153.
Além da discussão técnica, também foi realizada uma visita de campo no trecho restaurado da rodovia, que já foi
O Departamento de Estrada de Rodagem do Estado do Paraná (DER/PR) e a Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, realizaram no dia 4 de junho uma discussão técnica no município de Palmas (PR) sobre o uso da solução de pavimento de concreto em trechos da Rodovia PRC-280.
O pavimento de concreto foi aplicado em rodovia de pista simples, na obra de restauração da rodovia PRC-280, entre o município de Palmas e o entroncamento com a BR-153.
Além da discussão técnica, também foi realizada uma visita de campo no trecho restaurado da rodovia, que já foi liberado para tráfego desde 2022, e no segundo trecho da obra na rodovia que está em execução.
A visita e a discussão técnica reuniram representantes dos principais órgãos brasileiros da área de estrada de rodagem para discutirem os benefícios do uso do pavimento de concreto em rodovias e como essa solução de engenharia auxilia a reduzir as emissões de CO2. Participaram da comitiva um técnico atuante no segmento de infraestrutura rodoviária com representantes do DER-PR, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), DNIT-GO, Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Via Appia, Grupo EPR, Sanches Tripoloni, Intertechne e Votorantim Cimentos.
Os trechos da PRC-280 adotam a técnica de whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente é aproveitado como base e recebe sobre ele o pavimento rígido com placas de concreto.
Essa solução gera um tempo de vida útil de projeto de 20 anos, ou seja, o dobro do tempo de vida útil comparado a um projeto com pavimento asfáltico. A PRC-280 foi a primeira rodovia no Brasil que utilizou essa técnica na malha rodoviária em pista simples, abrindo espaço para a discussão de adoção de engenharia de primeiro mundo no país e tornando-se uma referência em qualidade e performance de pavimento.
A PRC-280 é um dos principais corredores logísticos das regiões Sudoeste e Sul do Paraná e teve 59,55 quilômetros restaurados.
O whitetopping foi executado pelo Consórcio Sanches Tripoloni – Consol – Rodovia PRC-280 – Palmas, constituído pelas empresas Construtora Sanches Tripoloni Ltda., líder do consórcio, e Consol Engenheiros Consultores Ltda. O mesmo Consórcio está atuando na restauração com whitetopping de um segundo trecho de 45km da Rodovia PRC-280, entre as cidades Palmas e Clevelândia.
Está prevista a restauração com whitetopping de um terceiro trecho da Rodovia PRC-280 com extensão de 37 km que foi licitado e será executado em sequência.
“Neste encontro técnico mostramos como avançamos com a adoção de soluções inovadoras na PRC-280, que é a primeira rodovia do país executada em pista simples utilizando a solução de engenharia de pavimento de concreto”, afirma Fernando Furiatti Saboia, diretor presidente do DER/PR.
A obra de restauração da PRC-280 tem como objetivo reabilitar a rodovia, proporcionando condições ideais para o transporte da produção agrícola e agropecuária, bem como melhor o acesso a serviços sociais essenciais, como saúde, educação, cultura e lazer.
Isso resulta em economia substancial para o estado do Paraná, para os municípios e para os produtores rurais, além de garantir um tráfego confiável e seguro durante todo o ano.
O DER/PR e a Votorantim Cimentos possuem um Acordo de Cooperação Técnica visando à execução sustentável e eficiente de pavimentos rígidos.
“A técnica de whitetopping utilizada na rodovia PRC-280 é um marco para a engenharia de pavimentos do nosso país, abrindo oportunidades de estudo em outros projetos futuros. O pavimento de concreto é uma solução de engenharia eficiente que contribui em nossa jornada para um mundo mais sustentável. As características técnicas do pavimento de concreto e seu impacto na redução das emissões de CO2 mostram o legado positivo desta técnica para nosso país e, consequentemente, para o nosso planeta”, afirma Lidiane Blank, gerente de Novos Negócios de Infraestrutura da Votorantim Cimentos.
22 de novembro 2024
21 de novembro 2024
21 de novembro 2024
21 de novembro 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade