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DER/PR e Votorantim Cimentos promovem discussão técnica sobre pavimento de concreto na Rodovia PRC-280

Comitiva reuniu especialistas dos principais órgãos brasileiros da área de infraestrutura rodoviária para conhecerem os benefícios do uso e gerenciamento do pavimento de concreto

Assessoria de Imprensa

06/06/2024 08h38 | Atualizada em 06/06/2024 08h45


O Departamento de Estrada de Rodagem do Estado do Paraná (DER/PR) e a Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, realizaram no dia 4 de junho uma discussão técnica no município de Palmas (PR) sobre o uso da solução de pavimento de concreto em trechos da Rodovia PRC-280.

O pavimento de concreto foi aplicado em rodovia de pista simples, na obra de restauração da rodovia PRC-280, entre o município de Palmas e o entroncamento com a BR-153.

Além da discussão técnica, também foi realizada uma visita de campo no trecho restaurado da rodovia, que já foi

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O Departamento de Estrada de Rodagem do Estado do Paraná (DER/PR) e a Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, realizaram no dia 4 de junho uma discussão técnica no município de Palmas (PR) sobre o uso da solução de pavimento de concreto em trechos da Rodovia PRC-280.

O pavimento de concreto foi aplicado em rodovia de pista simples, na obra de restauração da rodovia PRC-280, entre o município de Palmas e o entroncamento com a BR-153.

Além da discussão técnica, também foi realizada uma visita de campo no trecho restaurado da rodovia, que já foi liberado para tráfego desde 2022, e no segundo trecho da obra na rodovia que está em execução.

A visita e a discussão técnica reuniram representantes dos principais órgãos brasileiros da área de estrada de rodagem para discutirem os benefícios do uso do pavimento de concreto em rodovias e como essa solução de engenharia auxilia a reduzir as emissões de CO2. Participaram da comitiva um técnico atuante no segmento de infraestrutura rodoviária com representantes do DER-PR, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), DNIT-GO, Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Via Appia, Grupo EPR, Sanches Tripoloni, Intertechne e Votorantim Cimentos.

Os trechos da PRC-280 adotam a técnica de whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente é aproveitado como base e recebe sobre ele o pavimento rígido com placas de concreto.

Essa solução gera um tempo de vida útil de projeto de 20 anos, ou seja, o dobro do tempo de vida útil comparado a um projeto com pavimento asfáltico. A PRC-280 foi a primeira rodovia no Brasil que utilizou essa técnica na malha rodoviária em pista simples, abrindo espaço para a discussão de adoção de engenharia de primeiro mundo no país e tornando-se uma referência em qualidade e performance de pavimento.

A PRC-280 é um dos principais corredores logísticos das regiões Sudoeste e Sul do Paraná e teve 59,55 quilômetros restaurados.

O whitetopping foi executado pelo Consórcio Sanches Tripoloni – Consol – Rodovia PRC-280 – Palmas, constituído pelas empresas Construtora Sanches Tripoloni Ltda., líder do consórcio, e Consol Engenheiros Consultores Ltda. O mesmo Consórcio está atuando na restauração com whitetopping de um segundo trecho de 45km da Rodovia PRC-280, entre as cidades Palmas e Clevelândia.

Está prevista a restauração com whitetopping de um terceiro trecho da Rodovia PRC-280 com extensão de 37 km que foi licitado e será executado em sequência.

“Neste encontro técnico mostramos como avançamos com a adoção de soluções inovadoras na PRC-280, que é a primeira rodovia do país executada em pista simples utilizando a solução de engenharia de pavimento de concreto”, afirma Fernando Furiatti Saboia, diretor presidente do DER/PR.

A obra de restauração da PRC-280 tem como objetivo reabilitar a rodovia, proporcionando condições ideais para o transporte da produção agrícola e agropecuária, bem como melhor o acesso a serviços sociais essenciais, como saúde, educação, cultura e lazer.

Isso resulta em economia substancial para o estado do Paraná, para os municípios e para os produtores rurais, além de garantir um tráfego confiável e seguro durante todo o ano.

O DER/PR e a Votorantim Cimentos possuem um Acordo de Cooperação Técnica visando à execução sustentável e eficiente de pavimentos rígidos.

“A técnica de whitetopping utilizada na rodovia PRC-280 é um marco para a engenharia de pavimentos do nosso país, abrindo oportunidades de estudo em outros projetos futuros. O pavimento de concreto é uma solução de engenharia eficiente que contribui em nossa jornada para um mundo mais sustentável. As características técnicas do pavimento de concreto e seu impacto na redução das emissões de CO2 mostram o legado positivo desta técnica para nosso país e, consequentemente, para o nosso planeta”, afirma Lidiane Blank, gerente de Novos Negócios de Infraestrutura da Votorantim Cimentos.

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