Mercado
Assessoria de Imprensa
14/08/2014 08h56 | Atualizada em 14/08/2014 14h51
Visão panorâmica da grande piscina de água salgada. As funções de elevação e transporte na bacia de exploração de pesquisas marítimas, que mede cerca de 1.300 m2, são realizadas por um guindaste universal de 12,5 t e um guindaste com braço giratório de coluna instalado à beira da piscina.
Novos padrões em pesquisa robótica foram definidos em Bremen, onde o DFKI (Centro Alemão de Pesquisas em Inteligência Artificial) abriu sua própria baía para exploração marítima. As exigências a serem atendidas para respaldar as operações de elevação e transporte em uma instalação de água salgada que reproduzem as condições encontradas no mar são: tamanho reduzido necessário para aproximação, alta precisão e reservas energéticas suficie
...Visão panorâmica da grande piscina de água salgada. As funções de elevação e transporte na bacia de exploração de pesquisas marítimas, que mede cerca de 1.300 m2, são realizadas por um guindaste universal de 12,5 t e um guindaste com braço giratório de coluna instalado à beira da piscina.
Novos padrões em pesquisa robótica foram definidos em Bremen, onde o DFKI (Centro Alemão de Pesquisas em Inteligência Artificial) abriu sua própria baía para exploração marítima. As exigências a serem atendidas para respaldar as operações de elevação e transporte em uma instalação de água salgada que reproduzem as condições encontradas no mar são: tamanho reduzido necessário para aproximação, alta precisão e reservas energéticas suficientes. A Demag, disponibilizou um sistema de guindastes que atende esses requisitos.
O coração das instalações de teste com robôs submersíveis, a única do gênero na Europa, é uma piscina de água salgada com capacidade de 3,4 milhões de litros de água, na qual os cientistas desenvolverão sistemas para inspecionar navios e oleodutos, explorar águas desconhecidas ou reparar instalações em alto mar. Um outro campo para a aplicação é a exploração de águas profundas em busca de recursos naturais e reservas energéticas.
Nessa instalação de testes está sendo usado um sistema de Guindastes Demag para proporcionar operação suave. Três guindastes foram instalados com base em um forte conceito de logística, o que também resultou em uma solução eficiente que atende três níveis operacionais diferentes.
O deslocamento acima da piscina de água salgada – que mede 23 x 19 m e tem 8 m de profundidade – é feito por um guindaste Demag universal para baixar os itens e os equipamentos técnicos da pesquisa para dentro da água. Graças à sua capacidade de carga de 12,5 t, o guindaste com deslocamento aéreo tem potência suficiente de reserva e, graças ao seu design compacto, apresenta tamanho reduzido para aproximação, o que possibilita que o equipamento trabalhe em qualquer parte da piscina. O radiocontrole permite que a equipe opere o equipamento da melhor posição possível, bem como comandar os movimentos do guindaste de forma conveniente e de uma distância segura da carga.
Por meio de uma abertura no chão, o gancho do guindaste pode, ainda, descer ao nível do chão para pegar cargas à espera e transportá-las até o nível das operações na piscina de água salgada. No nível inferior, foi instalado um sistema que consiste de componentes do sistema de guindastes leves Demag KBK, que permitem que o equipamento seja manuseado acima da piscina de imersão.
O Demag KBK apresenta alto nível de flexibilidade, que permite que instalações sejam implantadas para atender necessidades específicas do cliente com base em diversos componentes do sistema. As instalações KBK podem ser facilmente integradas em qualquer infraestrutura produtiva e, graças ao seu design modular, podem ser modificadas a qualquer momento.
Um guindaste com braço giratório de coluna, instalado ao lado da piscina de água salgada, completa os equipamentos de movimentação de materiais no DFKI, em Bremen. Esse guindaste Demag, que também pode ser controlado via rádio, oferece uma função de elevação ergonômica para facilitar a operação, além de um alto nível de segurança e confiabilidade.
Com sua própria baía de exploração marítima, o DFKI, em Bremen, expandiu seu laboratório de testes e ampliou o desenvolvimento de aplicações de robôs autônomos sob as difíceis condições presentes em águas profundas.
Um robô submersível é baixado na piscina de água salgada pelo guindaste com braço giratório de coluna. (Foto: Annemarie Hirth, DFKI GmbH)
27 de agosto 2020
02 de julho 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade