Entre os dias 15 e 17 de dezembro, a cidade de Curitiba (PR) será palco de um dos mais importantes eventos de Engenharia Civil do Brasil.
Em sua 26ª edição, o Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis reunirá grandes nomes da área em 13 palestras, painéis e mesas redondas abordando assuntos de importância para a profissão no país.
Aberto a profissionais e estudantes da área, o evento é organizado pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC) e acontecerá na sede do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP).
Além de novidades e atualizações do setor, o encontro terá
...
Entre os dias 15 e 17 de dezembro, a cidade de Curitiba (PR) será palco de um dos mais importantes eventos de Engenharia Civil do Brasil.
Em sua 26ª edição, o Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis reunirá grandes nomes da área em 13 palestras, painéis e mesas redondas abordando assuntos de importância para a profissão no país.
Aberto a profissionais e estudantes da área, o evento é organizado pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC) e acontecerá na sede do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP).
Além de novidades e atualizações do setor, o encontro terá como destaque os debates voltados a um ensino superior de melhor qualidade para a Engenharia Civil e a importância desse aprimoramento de formação para a sociedade como um todo, dado o impacto da profissão na vida da comunidade.
"As novas diretrizes curriculares podem trazer contribuições significativas para o processo de ensino e aprendizagem da Engenharia. Neste sentido, reconhecemos que a sua implantação não é uma tarefa fácil e precisa ser consentânea com a legislação que regulamenta o exercício profissional", destaca o engenheiro civil Francisco José Teixeira Coelho Ladaga, presidente da ABENC.
"Temos uma profissão viva e com alta demanda, haja vista sua efetiva contribuição à economia do país neste momento de pandemia. É preciso cuidado para que propostas curriculares mal-planejadas e supostamente inovadoras venham a descaracterizar esta clássica e histórica profissão", alerta.
Serão realizadas ainda palestras sobre assuntos pertinentes à engenharia civil, como o plano diretor, pontes estaiadas e protendidas, a nova Lei de Licitações, engenharia costeira e a NBR 15575, que trata do desempenho de edificações habitacionais, entre outras.
No encerramento, o evento contará com a presença do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que realizará palestra com o tema "A Infraestrutura Brasileira". Confira abaixo a programação completa.
15 de dezembro
16 de dezembro
- 08h30 – "Como aumentar a produtividade e a competitividade da produção de estruturas em concreto autodensável e reforçado com fibras", por Ricardo Ferreira
- 10h00 – "A importância do Plano Diretor", por Rubens Eugenio Barreto Ramos
- 11h00 – "Pontes protendidas e estaiadas, da inspeção visual à especial", por Carlos Henrique Siqueira
- 14h00 – "Mútua voltada para os profissionais", por Francisco Almeida
- 15h00 – "Engenharia Civil: DCNs - Desafios para a formação e exercício profissional", por Dante Alves Medeiros
- 16h00 – "Engenharia Costeira", por Eduardo Felga Gobbi
- 17h00 – "A nova Lei de Licitações - Lei nº 14.133/2021", por José Eugênio Souza de Bueno Gizzi
17 de dezembro
- 08h30 – "Avaliação da qualidade do ensino de Engenharia Civil", por Marcos Tozzi
- 10h00 – "Mananciais de abastecimento e a poluição", por Antônio Roberto Martins Barboza de Oliveira
- 11h00 – "Trabalhista! E agora?! Onde as empresas mais erram?", por Marlos Augusto Melek
- 14h00 – "Desempenho das Construções: como atender à NBR 15575", por Edna Possan
- 15h00 – "Engenharia diagnóstica e os desafios da Vistoria Predial", por Alexandre de Moraes Ferreira
- 16h00 – "Mesa redonda: Legislação de Inspeção Predial", por Suenne da Silva Barros e Alexandre de Moraes Ferreira
- 17h00 – "Carta de Curitiba", por Ney Fernando Perracini de Azevedo, Luiz Capraro e Vera Lucia de Lima Gomes
- 18h30 – "A Infraestrutura Brasileira", por Tarcísio Gomes de Freitas
Serviço
26º Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis
Data: 15 a 17 de dezembro
Local: Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) – Curitiba (PR)
Informações: aqui