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Cresce o uso de canais digitais no reabastecimento de estoques na construção civil

Juntos Inteligência, vertical de inteligência de mercado da empresa Juntos Somos Mais, revela um movimento crescente em direção ao digital

Assessoria de Imprensa

02/10/2024 13h20


O crescimento dos canais digitais no processo de reabastecimento dos estoques entre varejistas da construção civil é uma tendência em ascensão.

Embora a maioria dos varejistas ainda prefira o atendimento presencial pelos seus fornecedores, uma parcela crescente tem demonstrado preferência pelo atendimento 100% digital.

De acordo com uma pesquisa da Juntos Inteligência, vertical de inteligência da Juntos Somos Mais, joint venture da Votorantim Cimentos, Tigre e Gerdau, que atua na digitalização e na propagação de benefícios para o setor da construção civil, 26% dos varejistas já apontam o digital como o c

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O crescimento dos canais digitais no processo de reabastecimento dos estoques entre varejistas da construção civil é uma tendência em ascensão.

Embora a maioria dos varejistas ainda prefira o atendimento presencial pelos seus fornecedores, uma parcela crescente tem demonstrado preferência pelo atendimento 100% digital.

De acordo com uma pesquisa da Juntos Inteligência, vertical de inteligência da Juntos Somos Mais, joint venture da Votorantim Cimentos, Tigre e Gerdau, que atua na digitalização e na propagação de benefícios para o setor da construção civil, 26% dos varejistas já apontam o digital como o canal preferido para realizar suas compras, o que representa uma oportunidade significativa para indústrias, atacadistas e distribuidores, considerando que apenas 16,7% desses fornecedores oferecem um atendimento totalmente digital.

A compra digitalizada destacou-se no levantamento como o canal com maior potencial de crescimento, refletindo as mudanças no comportamento de consumo e a busca por mais praticidade.

Esse canal permite aos varejistas maior agilidade, redução de custos operacionais e acesso a uma oferta mais diversificada, sem limitações geográficas. Para os fornecedores, a adaptação a esse modelo de atendimento digital pode representar uma importante vantagem competitiva, ampliando a eficiência nas transações e otimizando a gestão de estoques.

Já quando avaliadas as vendas remotas e presenciais, elas apresentam percentuais próximos.

Segundo o estudo, atualmente 43,5% das vendas ocorrem presencialmente, enquanto 39,8% são realizadas de forma remota, evidenciando a relevância dos canais híbridos e que se adaptam as necessidades do cliente.

Essa convergência reforça a necessidade de uma estratégia multicanal, onde os fornecedores precisam estar preparados para atender de maneira integrada, tanto presencialmente quanto digitalmente, acompanhando as preferências e as dinâmicas de mercado.

A pesquisa da Juntos Inteligência ainda aponta que a tendência é que, com o avanço da digitalização que está sendo vivenciada no segmento de Matcon, cada vez mais empresas migrem para soluções digitais, potencializando e otimizando as oportunidades de negócios para indústria e fornecedores promovendo disrupção e inovação para os clientes.

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