Assessoria de Imprensa
02/10/2024 13h20
O crescimento dos canais digitais no processo de reabastecimento dos estoques entre varejistas da construção civil é uma tendência em ascensão.
Embora a maioria dos varejistas ainda prefira o atendimento presencial pelos seus fornecedores, uma parcela crescente tem demonstrado preferência pelo atendimento 100% digital.
De acordo com uma pesquisa da Juntos Inteligência, vertical de inteligência da Juntos Somos Mais, joint venture da Votorantim Cimentos, Tigre e Gerdau, que atua na digitalização e na propagação de benefícios para o setor da construção civil, 26% dos varejistas já apontam o digital como o c
O crescimento dos canais digitais no processo de reabastecimento dos estoques entre varejistas da construção civil é uma tendência em ascensão.
Embora a maioria dos varejistas ainda prefira o atendimento presencial pelos seus fornecedores, uma parcela crescente tem demonstrado preferência pelo atendimento 100% digital.
De acordo com uma pesquisa da Juntos Inteligência, vertical de inteligência da Juntos Somos Mais, joint venture da Votorantim Cimentos, Tigre e Gerdau, que atua na digitalização e na propagação de benefícios para o setor da construção civil, 26% dos varejistas já apontam o digital como o canal preferido para realizar suas compras, o que representa uma oportunidade significativa para indústrias, atacadistas e distribuidores, considerando que apenas 16,7% desses fornecedores oferecem um atendimento totalmente digital.
A compra digitalizada destacou-se no levantamento como o canal com maior potencial de crescimento, refletindo as mudanças no comportamento de consumo e a busca por mais praticidade.
Esse canal permite aos varejistas maior agilidade, redução de custos operacionais e acesso a uma oferta mais diversificada, sem limitações geográficas. Para os fornecedores, a adaptação a esse modelo de atendimento digital pode representar uma importante vantagem competitiva, ampliando a eficiência nas transações e otimizando a gestão de estoques.
Já quando avaliadas as vendas remotas e presenciais, elas apresentam percentuais próximos.
Segundo o estudo, atualmente 43,5% das vendas ocorrem presencialmente, enquanto 39,8% são realizadas de forma remota, evidenciando a relevância dos canais híbridos e que se adaptam as necessidades do cliente.
Essa convergência reforça a necessidade de uma estratégia multicanal, onde os fornecedores precisam estar preparados para atender de maneira integrada, tanto presencialmente quanto digitalmente, acompanhando as preferências e as dinâmicas de mercado.
A pesquisa da Juntos Inteligência ainda aponta que a tendência é que, com o avanço da digitalização que está sendo vivenciada no segmento de Matcon, cada vez mais empresas migrem para soluções digitais, potencializando e otimizando as oportunidades de negócios para indústria e fornecedores promovendo disrupção e inovação para os clientes.
18 de dezembro 2024
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