Assessoria de Imprensa
19/06/2023 11h11 | Atualizada em 21/06/2023 14h02
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) elaborou um estudo sobre a infraestrutura estadual, identificando os pontos críticos e possíveis soluções para o transporte de pessoas e de cargas dos municípios paulistas.
O relatório foi entregue ao governador Tarcísio de Freitas, em fevereiro deste ano, e dentre os principais gargalos identificados, está o acesso ao Porto de Santos. O diagnóstico constatou que trechos da rodovia Anchieta-Imigrantes já se encontram saturados ou na iminência de atingir os seus níveis de capacidade.
Para apoiar a implementação dos apontamentos técn
...O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) elaborou um estudo sobre a infraestrutura estadual, identificando os pontos críticos e possíveis soluções para o transporte de pessoas e de cargas dos municípios paulistas.
O relatório foi entregue ao governador Tarcísio de Freitas, em fevereiro deste ano, e dentre os principais gargalos identificados, está o acesso ao Porto de Santos. O diagnóstico constatou que trechos da rodovia Anchieta-Imigrantes já se encontram saturados ou na iminência de atingir os seus níveis de capacidade.
Para apoiar a implementação dos apontamentos técnicos, o Crea-SP esteve na sede do Porto de Santos – maior complexo portuário da América Latina, responsável por cerca de 25% do comércio exterior brasileiro – para tratar de um Termo de Cooperação Técnica.
A proposta foi discutida em uma reunião entre o presidente do Conselho paulista, Eng. Vinicius Marchese, e o diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Adv. Anderson Pomini, para que a autarquia dê suporte à elaboração de projetos de integração e infraestrutura do local.
“São mais de 350 mil profissionais registrados que podem ajudar no desempenho de todas as diretrizes do complexo portuário, atendendo as demandas de infraestrutura por meio da atuação da área tecnológica, e assim contribuir para o desenvolvimento regional”, propõe Marchese.
Durante o encontro, Anderson Pomini pontuou as necessidades do empreendimento na região e reforçou que a cooperação técnica entre as instituições pode auxiliar nesse processo.
“Precisamos melhorar a infraestrutura de dragagem para atender o mercado. E queremos também implementar um túnel ligando Santos e Guarujá, e, ainda, promover uma integração com os moradores dessas cidades”, relata o diretor-presidente.
Relatório – O Crea-SP havia traçado sugestões técnicas para o fluxo dos trechos críticos diagnosticados na rodovia Anchieta-Imigrantes, com solução integral e revisão completa das funcionalidades atuais dos modos de transportes entre o Planalto e a Baixada, em destaque o modo ferroviário.
Além desta análise, o documento elaborado em 2022, aponta para outras diversas demandas de logísticas e de desenvolvimento em diferentes regiões do estado, alertando para um possível colapso no sistema logístico paulista, caso as alternativas não sejam adotadas a tempo.
Para conhecer o relatório do Crea-SP na íntegra, acesse o link.
18 de dezembro 2024
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