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CPTM recebe autorização para obra de linha até Aeroporto de Cumbica

Trem até o aeroporto deve entrar em operação em 2015. Investimentos na extensão das linhas 9 e 13 somam R$ 2,8 bilhões.

G1

24/09/2013 12h28


O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), assinou a autorização para obras em duas linhas nesta segunda-feira (23).

Uma delas deve beneficiar 120 mil usuários por dia e oferecerá opção de acesso ao Aeroporto de Cumbica pela tarifa básica do sistema, que hoje é de R$ 3.

Os dois empreendimentos autorizados pelo governador terão investimentos de R$ 2,8 bilhões e devem entrar em operação em 2015.

Ainda no evento realizado na estação Palmeiras-Barra Funda, Alckmin entregou seis novos trens para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Trem para Cumbica

A conexão com o aeroporto será através da Linha 13-Jade, que ligará a estação Engenheiro Goulart da Linha 12- Safir

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O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), assinou a autorização para obras em duas linhas nesta segunda-feira (23).

Uma delas deve beneficiar 120 mil usuários por dia e oferecerá opção de acesso ao Aeroporto de Cumbica pela tarifa básica do sistema, que hoje é de R$ 3.

Os dois empreendimentos autorizados pelo governador terão investimentos de R$ 2,8 bilhões e devem entrar em operação em 2015.

Ainda no evento realizado na estação Palmeiras-Barra Funda, Alckmin entregou seis novos trens para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Trem para Cumbica

A conexão com o aeroporto será através da Linha 13-Jade, que ligará a estação Engenheiro Goulart da Linha 12- Safira, na Zona Leste da capital paulista, ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo.

“Com a Linha 13-Jade, nós completaremos 12 linhas, cinco de Metrô e sete de CPTM”, afirmou Alckmin.

A Linha 13-Jade terá 12 km de extensão, saindo da estação Engenheiro Goulart da Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), em direção a Guarulhos.

O projeto prevê a construção de uma nova estação em Engenheiro Goulart e de duas novas estações: Guarulhos-Cecap e Aeroporto Internacional de Guarulhos.

“Metade dela vai ser elevada, porque passa sobre o Parque Ecológico, sobre o Rio Tietê, sobre a Ayrton Senna e sobre a Dutra”, comentou Alckmin.

De acordo com o governo do estado, as obras foram contratadas por R$ 1,1 bilhão e serão executadas pelos consórcios HFTS Jade e CST Linha 13-Jade. Já o investimento total estimado para implantação da nova linha é de R$ 2,1 bilhões.

O governador explicou que já há conversas com a concessionária que administra o aeroporto para oferecer um sistema que interligará a estação ao terminal.

“A pessoa desce do trem, se for a um terminal um pouco mais distante toma o “people mover” (espécie de trem local), como tem nas estações do mundo todo, mais modernas do mundo todo, sem pagar nada e chega dentro do seu terminal. Seja terminal interno ou terminal pra voo internacional”, afirmou Alckmin.

Linha 9 até Varginha

O governador também autorizou o início das obras de extensão da Linha 9-Esmeralda, integrada ao Metrô, até Varginha, na Zona Sul.

Atualmente, a Linha 9-Esmeralda liga Osasco, cidade vizinha a São Paulo, ao bairro do Grajaú, na Zona Sul e conta com integração com o Metrô nas estações Santo Amaro (Linha 5-Lilás) e com a Linha 8-Diamante, da CPTM, nas estações Osasco e Presidente Altino.

Com a ampliação de mais 4,5 km, levará o trem até Varginha, no extremo sul da capital. Quando estiver pronta, a linha terá mais duas estações: Mendes e Varginha, por onde deverão passar 110 mil usuários por dia.

A obra foi contratada por R$ 274 milhões e será executada pelos consórcios THS Esmeralda e TSC Linha 9-Esmeralda. O valor do investimento total para o empreendimento está estimado em cerca de R$ 633 milhões.

Operação em 2015

O governo estadual prevê que a Linha-13 entrará em operação em 2015 e deverá beneficiar, inicialmente, 120 mil usuários por dia.

O valor da tarifa será de R$ 3. As obras foram contratadas por R$ 1,1 bilhão. Os consórcios que executarão o serviço são HFTS Jade e CST Linha 13-Jade.

O investimento total estimado para implantação da nova linha é de R$ 2,1 bilhões. O projeto conta com financiamento internacional no valor de 550 milhões de euros, obtido junto à Agência de Desenvolvimento Francesa (AFD).

Alckmin também entregou os seis últimos trens da série 8000 para a Linha 8-Diamante, completando o lote de 36 trens fabricados pela CAF, em Hortolândia (SP) e adquiridos por meio de Parceria Público Privada (PPP).

Esses trens fazem parte dos 105 adquiridos para a CPTM, desde 2006, totalizando 96 novas composições em operação.

 

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