P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
CENÁRIO
Voltar

Construtora lança empreendimento pioneiro com dupla certificação de sustentabilidade

O edifício residencial BOSSA foi recentemente entregue em Curitiba e se destaca pelo compromisso com a sustentabilidade, estabelecendo metas que trarão, de maneira pioneira, a dupla certificação GBC Condomínio e GBC Life

Assessoria de Imprensa

10/07/2024 14h53


O BOSSA – Casas Suspensas, localizado no Juvevê, em Curitiba, é um empreendimento da TM3 Incorporadora que representa um novo paradigma da construção sustentável.

Esse edifício incorpora uma série de importantes medidas que contribuem para a redução do impacto ambiental e o aumento da qualidade de vida dos moradores.

O projeto arquitetônico foi desenvolvido pela Nova Arquitetura e privilegia grandes aberturas e ventilação cruzada. Com a colaboração da Bloco Base, consultoria especializada em construção sustentável, diversas análises, estudos e práticas sustentáveis foram inco

...

O BOSSA – Casas Suspensas, localizado no Juvevê, em Curitiba, é um empreendimento da TM3 Incorporadora que representa um novo paradigma da construção sustentável.

Esse edifício incorpora uma série de importantes medidas que contribuem para a redução do impacto ambiental e o aumento da qualidade de vida dos moradores.

O projeto arquitetônico foi desenvolvido pela Nova Arquitetura e privilegia grandes aberturas e ventilação cruzada. Com a colaboração da Bloco Base, consultoria especializada em construção sustentável, diversas análises, estudos e práticas sustentáveis foram incorporadas com o propósito de garantir um desempenho elevado, combinando conforto e eficiência.

O empreendimento é um dos primeiros do Brasil em processo de obtenção da dupla certificação de sustentabilidade GBC Condomínio + GBC Life.

Enquanto o selo GBC Condomínio avalia medidas de sustentabilidade, conforto e eficiência no edifício todo e durante a construção, o GBC Life foca em medidas adicionais de saúde e bem-estar nas unidades, como qualidade do ar, gestão de resíduos dos moradores e a qualidade acústica.

Laís Ito, engenheira da TM3 e responsável pelas diretrizes de inovação na incorporadora, explica que o empreendimento se sobressai porque estabeleceu metas desafiadoras de redução de impactos no meio ambiente desde o início até o fim das obras.

“O BOSSA da TM3 reúne, holisticamente, diversas práticas e resultados expressivos do movimento de green building. Combina eficiência energética com qualidade da iluminação, eficiência hídrica com qualidade da água, sustentabilidade com melhor qualidade técnica do empreendimento, diferencial competitivo e redução de despesas, tudo em favor dos moradores”, detalha Felipe Augusto Faria, CEO do Green Building Council Brasil, órgão responsável por emitir as certificações de sustentabilidade.

Mitigação real de danos – O setor de construção civil é um dos principais responsáveis pelas mudanças climáticas. Em 2022, o ramo emitiu 10 gigatoneladas de CO₂, representando 38% das emissões globais conforme o Relatório de Status Global de Edifícios e Construções de 2022. Neste ritmo, não será possível atingir os objetivos de descarbonização até 2050. Por isso, empreendimentos sustentáveis que reduzem o impacto ambiental são essenciais para essa transição.

A gestão de resíduos foi priorizada, afirma Faria, ou seja, 99,7% de todo o resíduo da construção foi reciclado, o que representa mais de 330 caçambas de resíduos a menos em aterros.

O cuidado com o resíduo também foi priorizado para o dia a dia dos moradores: o empreendimento possui duas estações de tratamento de resíduos, uma para resíduos secos e outra para orgânicos, com a gestão terceirizada por uma empresa especializada que transforma os resíduos orgânicos em fertilizante e devolve para o condomínio.

“O projeto foi cuidadosamente concebido para assegurar facilidade na manutenção e comodidade para os usuários, utilizando materiais e espécies resistentes e reduzindo os custos e os impactos ambientais. Além disso, a integração estética do paisagismo com o entorno cria uma harmonia visual com o bairro, incluindo espaços verdes abertos que fomentam a interação social entre os moradores e a comunidade local” acrescenta Iago de Oliveira, consultor de sustentabilidade da Bloco Base.

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade