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Construtora dá início à instalação da via permanente no Pátio Morro Grande da Linha 6-Laranja de metrô

Está prevista a implantação de 28 aparelhos de mudança de via e 6.300 metros de via permanente no Pátio Morro Grande

Assessoria de Imprensa

25/10/2023 12h28


Acaba de ser iniciada a montagem da via permanente e dos AMVs (Aparelhos de Mudança de Via) no Pátio Morro Grande, parte importante das obras de construção da Linha 6-Laranja de metrô.

Ao todo, serão instalados mais de 6.300 metros de via permanente e 28 AMVs, o que permitirá o acesso às duas vias do túnel da linha.

Cada unidade de AMV tem um comprimento total de 19,8 metros e são instalados com dormentes de concreto para via permanente em lastro. Os dormentes serão instalados a cada 0,65 metros um do outro. Com isso, um trecho de um quilômetro contará com uma quantidade aproximada de 1539 componentes instalados.

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Acaba de ser iniciada a montagem da via permanente e dos AMVs (Aparelhos de Mudança de Via) no Pátio Morro Grande, parte importante das obras de construção da Linha 6-Laranja de metrô.

Ao todo, serão instalados mais de 6.300 metros de via permanente e 28 AMVs, o que permitirá o acesso às duas vias do túnel da linha.

Cada unidade de AMV tem um comprimento total de 19,8 metros e são instalados com dormentes de concreto para via permanente em lastro. Os dormentes serão instalados a cada 0,65 metros um do outro. Com isso, um trecho de um quilômetro contará com uma quantidade aproximada de 1539 componentes instalados.

Além da infraestrutura ferroviária, já foram instaladas 851 toneladas de estrutura metálica, que comporão a área de manutenção e estacionamento para os 22 trens que vão operar a Linha 6-Laranja.

O espaço, que possui uma área de mais de 213 mil m², o equivalente a 26 campos de futebol-, também vai abrigar o Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária.

“As vias de Pátio Morro Grande foram projetadas para que as movimentações dos trens ocorram sempre de forma segura, tanto durante o recolhimento para suas manutenções programadas e limpeza diária, como para o despacho dos trens para a via operacional por meio do nosso futuro CCO. Os nossos Trilhos, AMV ́s e Dormentes de Concreto foram projetados e construídos, conforme as Normas Técnicas Nacionais e Internacionais, vigentes em nosso setor metroferroviário”, conta Iberê Martelli, engenheiro de manutenção da Linha Uni.

Enquanto isso, estão em andamento as perfurações dos túneis nos sentidos norte e sul do ramal. As tuneladoras, equipamentos usados nessa atividade, seguem se preparando para sair em direção às futuras estações PUC-Cardoso de Almeida (ao sul) e Itaberaba-Hospital Vila Penteado (ao norte), próximos pontos de ligação da Linha.

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