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15/01/2025 11h12 | Atualizada em 15/01/2025 11h17
Uma ponte planejada para unir dois importantes estados brasileiros – Paraná e Mato Grosso do Sul – poderá mudar drasticamente o cenário do transporte de cargas no país.
Com a promessa de reduzir custos logísticos, encurtar distâncias e impulsionar a economia regional, o projeto da ponte sobre o Rio Paraná avança para etapas decisivas, acendendo as expectativas de setores como o agronegócio.
Homologado em abril de 2023, o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) está em sua fase final e deve ser concluído dentro de dois meses, segundo informações do Departamento de Estradas de Rodagem (
...Uma ponte planejada para unir dois importantes estados brasileiros – Paraná e Mato Grosso do Sul – poderá mudar drasticamente o cenário do transporte de cargas no país.
Com a promessa de reduzir custos logísticos, encurtar distâncias e impulsionar a economia regional, o projeto da ponte sobre o Rio Paraná avança para etapas decisivas, acendendo as expectativas de setores como o agronegócio.
Homologado em abril de 2023, o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) está em sua fase final e deve ser concluído dentro de dois meses, segundo informações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Esse estudo, crucial para determinar a viabilidade da construção, foi financiado pela Itaipu Binacional, que investiu cerca de R$ 3 milhões nessa etapa inicial.
Características da obra – A ponte será uma estrutura monumental, com cerca de 1.800 metros de extensão e 13 metros de largura.
Ela contará com 7,2 metros de pistas, 2,5 metros de acostamentos e barreiras de segurança do tipo New Jersey de 40 centímetros, além de vigas pré-moldadas para garantir robustez.
O vão central, responsável por permitir a navegação, será construído utilizando a técnica de balanços sucessivos, considerada uma das mais modernas e eficazes em projetos desse porte.
Segundo o DER, a construção da ponte não será o único investimento previsto no projeto.
Estão planejadas melhorias nas rodovias do lado paranaense e a implantação de novas vias no Mato Grosso do Sul, somando um investimento estimado em R$ 1,4 bilhão.
Essas obras complementares serão essenciais para aproveitar ao máximo o potencial da nova rota.
Impactos econômicos e logísticos – Uma das principais promessas da nova ponte é a redução de distâncias.
Atualmente, o transporte de grãos das regiões do Centro-Oeste até o Porto de Paranaguá, no Paraná, precisa passar pelas rodovias de São Paulo, tornando o trajeto mais longo e caro.
Com a conclusão da ponte, a distância será reduzida em pelo menos 100 quilômetros, o que representará um ganho logístico significativo para o escoamento da produção agrícola brasileira.
Além disso, a obra deve aliviar o tráfego nas rodovias paulistas, distribuindo melhor o fluxo de veículos pesados e prolongando a vida útil dessas vias.
Para o setor agrícola, essa economia logística poderá se traduzir em maior competitividade no mercado internacional, ao reduzir custos de transporte para as exportações que saem pelo Porto de Paranaguá.
A ligação entre Paraná e Mato Grosso do Sul será feita via Distrito de Porto São José, localizado no município de São Pedro do Paraná.
Essa localização estratégica não apenas beneficia os estados diretamente envolvidos, mas também fortalece o corredor logístico que conecta o Centro-Oeste às regiões portuárias do Sul.
Avanço do projeto – Após a conclusão do EVTEA, o próximo passo será a realização de estudos de impacto ambiental.
Esses levantamentos são essenciais para garantir que a obra atenda às exigências ambientais e minimize possíveis danos à fauna e à flora da região.
Somente depois dessa etapa é que os projetos de engenharia poderão ser finalizados e, posteriormente, licitados para a execução da construção.
De acordo com as autoridades estaduais, o andamento do projeto dependerá de uma articulação eficiente entre os governos do Paraná, Mato Grosso do Sul e federal.
A cooperação entre essas esferas será crucial para garantir o financiamento e a execução da obra no menor prazo possível.
O futuro da ponte – Embora o projeto esteja avançando, desafios ainda precisam ser superados.
Questões relacionadas ao financiamento completo da obra e à coordenação entre os governos podem atrasar o cronograma previsto.
No entanto, a expectativa de que essa ponte represente um marco na infraestrutura de transportes do Brasil mantém o otimismo entre as partes interessadas.
A conclusão dessa obra monumental representará um divisor de águas para o transporte de cargas e o agronegócio brasileiro.
A redução de custos logísticos, a melhoria das condições das rodovias e o fortalecimento da integração regional são apenas alguns dos benefícios esperados.
10 de janeiro 2025
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