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Consórcio Infraestrutura PR vence leilão do lote 2 das rodovias do Paraná

Consórcio Infraestrutura PR investirá mais de R$ 17 bilhões nas rodovias do Lote 2

ANTT

29/09/2023 19h22


Os quase 605 km de rodovias do Lote 2 do Paraná serão administrados pelo Consórcio Infraestrutura PR, que arrematou o processo licitatório promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Ministério dos Transportes.

O projeto foi leiloado nesta sexta-feira (29/9) na B3 em São Paulo e abrange as rodovias federais BRs-153/277/369 e as rodovias estaduais PR-092/151/239/407/408/411/508/804/855, conectando pontos estratégicos da região, como o Porto de Paranaguá e a Região Metropolitana de Curitiba.

O diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, descreveu o projeto como ambicioso e capaz de aprimorar significativamente a infraestrutura viária na região. Ele destacou que a concessão das rodovias do Paraná é um projeto ousado que engloba tanto rodovias federais quanto estaduais.

“A ANTT tem a responsabilidade de fiscalizar, mas busca expandir essa função para também orientar e garantir o cumprimento de sua missão, que envolve a garantia da infraestrutura e a prestação adequada de serviços de transporte terrestre aos cidadãos”, disse Vitale.

O Cons&oacu

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Os quase 605 km de rodovias do Lote 2 do Paraná serão administrados pelo Consórcio Infraestrutura PR, que arrematou o processo licitatório promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Ministério dos Transportes.

O projeto foi leiloado nesta sexta-feira (29/9) na B3 em São Paulo e abrange as rodovias federais BRs-153/277/369 e as rodovias estaduais PR-092/151/239/407/408/411/508/804/855, conectando pontos estratégicos da região, como o Porto de Paranaguá e a Região Metropolitana de Curitiba.

O diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, descreveu o projeto como ambicioso e capaz de aprimorar significativamente a infraestrutura viária na região. Ele destacou que a concessão das rodovias do Paraná é um projeto ousado que engloba tanto rodovias federais quanto estaduais.

“A ANTT tem a responsabilidade de fiscalizar, mas busca expandir essa função para também orientar e garantir o cumprimento de sua missão, que envolve a garantia da infraestrutura e a prestação adequada de serviços de transporte terrestre aos cidadãos”, disse Vitale.

O Consórcio Infraestrutura PR investirá mais de R$ 17 bilhões nas rodovias do Lote 2 ao longo dos próximos 30 anos. O projeto abrange diversas melhorias, incluindo a duplicação de 350 km de rodovias, a adição de 139 km de faixas extras, incluindo a desafiadora Serra do Mar, a construção de 73 km de vias marginais, 52 passarelas para pedestres, duas áreas de descanso para caminhoneiros e 150 paradas de ônibus.

O Consórcio Infraestrutura PR é uma associação entre as empresas EPR 2 Participações S.A. e Perfin Voyager, especializadas em investimentos em concessões de rodovias e mobilidade. Atualmente, o grupo já é responsável por três concessões estaduais em Minas Gerais, com contratos de 30 anos, e agora assumirá sua primeira concessão federal com o Lote 2 do Paraná.

Conectividade e Segurança – Em relação à segurança dos usuários, o projeto incluirá a instalação de câmeras com tecnologia OCR para o reconhecimento de placas, pontos de atendimento ao usuário com acesso à internet Wi-Fi, painéis de mensagem variável e sistema de pesagem automático.

A conectividade também será um destaque na concessão, com cobertura 4G e sistema de telefonia ao longo de toda a rodovia, além de iluminação em LED em áreas críticas.
O Lote 2 contará com cinco Bases de Serviços Operacionais e de Atendimento ao Usuário (BSO/SAU), incluindo duas já existentes que passarão por uma reforma completa e três novas a serem implantadas.

Também haverá o suporte de ambulâncias tipo C para o resgate e atendimento de vítimas de acidentes, ambulâncias tipo D, UTI móvel com suporte médico, assim como guinchos leves e pesados.

Cronograma – O cronograma de atuação prevê que a empresa vencedora do leilão assine o contrato em janeiro, com a concessão assumida 30 dias após a assinatura, prevista para fevereiro de 2024.

Os primeiros trabalhos, incluindo a revitalização asfáltica de trechos, a construção de novas praças de pedágio e postos de atendimento, serão concentrados no primeiro ano da concessão, somando um investimento de mais de R$ 315 milhões em obras. A expectativa é que a concessão gere cerca de 110 mil empregos diretos e indiretos, impulsionando o crescimento econômico da região.

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