Canaltech/ Science Direct
11/01/2023 15h56
Pesquisadores do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne, na Austrália, encontraram uma destinação sustentável para pneus automotivos que também ajuda a construção civil. A equipe de engenheiros desenvolveu um novo concreto usando a borracha desses objetos, uma alternativa verde que promete reduzir custos, além de beneficiar o meio ambiente.
Usar borracha de pneus em concreto não é novidade: partículas desse material já foram testadas para substituir fragmentos de pedras usados como agregados no concreto.
Porém, até então, o resultado era um produto fraco, que não atendia aos padrões necessá
...Pesquisadores do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne, na Austrália, encontraram uma destinação sustentável para pneus automotivos que também ajuda a construção civil. A equipe de engenheiros desenvolveu um novo concreto usando a borracha desses objetos, uma alternativa verde que promete reduzir custos, além de beneficiar o meio ambiente.
Usar borracha de pneus em concreto não é novidade: partículas desse material já foram testadas para substituir fragmentos de pedras usados como agregados no concreto.
Porém, até então, o resultado era um produto fraco, que não atendia aos padrões necessários para a construção civil.
Dessa vez, 100% dos agregados foram substituídos por pneus, mantendo as propriedades mecânicas necessárias para a aplicação construtiva. O resultado foi um concreto mais leve, mais sustentável e com custo reduzido na sua produção e no seu transporte.
O segredo está no processo de moldagem, de acordo com Mohammad Island, um dos responsáveis pela inovação. "A técnica envolve novos moldes desenvolvidos para comprimir os agregados de borracha de uma forma que melhora a performance construtiva do material," afirma.
Para o coautor do estudo, Jie Li, a importância da descoberta está nos seus benefícios econômicos e ambientais. Ele comenta que "como uma grande parte do concreto é formada por agregados de cascalho, substituir isso com a borracha dos pneus reduz significativamente o consumo de recursos naturais e provê uma solução ambiental para pneus usados."
Estima-se que, até 2030, cerca de 1,2 bilhão de pneus serão descartados anualmente, então o reaproveitamento desse material seria importantíssimo para proteção ambiental.
25 de novembro 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade