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Concessões de ferrovias vão gerar mercado de 50 mil vagões, prevê EPL

O presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, disse na sexta-feira que o pacote de concessões de ferrovias vai gerar uma demanda por 50 mil vagões e 3 mil novas locomotivas.

Valor

04/03/2013 09h59


O pacote de ferrovias prevê a construção de dez mil km de novas malhas. Figueiredo ressaltou que as empresas terão “100% do risco garantido pelo governo”, com a garantia de que a estatal Valec comprará toda a capacidade de transporte de carga das linhas que serão construídas.

Ontem, o governo fez o anúncio do primeiro trecho de ferrovia que será concedido, o qual funcionará como um “piloto” para os demais. “O governo quer debater com o mercado novo modelo de concessão de ferrovias”, disse Bernardo, destacando que as concessões de ferrovias terão seus estudos concluídos até maio. Ainda segundo Figueiredo, o Brasil precisa renovar praticamente 100% de sua malha ferroviária.

Portos

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O pacote de ferrovias prevê a construção de dez mil km de novas malhas. Figueiredo ressaltou que as empresas terão “100% do risco garantido pelo governo”, com a garantia de que a estatal Valec comprará toda a capacidade de transporte de carga das linhas que serão construídas.

Ontem, o governo fez o anúncio do primeiro trecho de ferrovia que será concedido, o qual funcionará como um “piloto” para os demais. “O governo quer debater com o mercado novo modelo de concessão de ferrovias”, disse Bernardo, destacando que as concessões de ferrovias terão seus estudos concluídos até maio. Ainda segundo Figueiredo, o Brasil precisa renovar praticamente 100% de sua malha ferroviária.

Portos

Figueiredo disse também que os leilões para contratação dos serviços de dragagem de portos terão início daqui a um mês. A iniciativa faz parte das medidas previstas para garantir a competitividade dos portos públicos do país.

Figueiredo destacou que os investimentos em concessões de portos deverão atrair US$ 10,1 bilhões, enquanto o uso de terminais privados somarão mais US$ 15,3 bilhões.

O Plano Nacional de Dragagem prevê investimento de R$ 3,8 bilhões. Outros R$ 2,6 bilhões são previstos para melhoria e construção de acessos terrestres aos terminais.

 

 

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