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Concessão da BR-364 marca novo capítulo na infraestrutura de RO

Com contrato celebrado na semana passada, concessionária Nova 364 já atua com obras emergenciais em trechos críticos da rodovia

Assessoria de Imprensa

21/07/2025 13h26 | Atualizada em 21/07/2025 13h31


Foi assinado na quinta-feira (18) da semana passada, em Brasília, o contrato de concessão da BR-364, no trecho entre Porto Velho e Vilhena.

O acordo, celebrado entre o Governo Federal e a Nova 364, marca o início de um novo ciclo de investimentos e modernização em uma das principais rodovias do Norte do país.

A assinatura é um marco institucional, mas o início formal da concessão ainda depende da publicação do termo de arrolamento, documento que registra todos os bens e ativos que serão transferidos para a administração da concessionária e que oficializa o início da operação contratual.

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Foi assinado na quinta-feira (18) da semana passada, em Brasília, o contrato de concessão da BR-364, no trecho entre Porto Velho e Vilhena.

O acordo, celebrado entre o Governo Federal e a Nova 364, marca o início de um novo ciclo de investimentos e modernização em uma das principais rodovias do Norte do país.

A assinatura é um marco institucional, mas o início formal da concessão ainda depende da publicação do termo de arrolamento, documento que registra todos os bens e ativos que serão transferidos para a administração da concessionária e que oficializa o início da operação contratual.

Mesmo antes desse procedimento, no entanto, a Nova 364 já estava em campo com diversas frentes de obras, graças a um termo de cooperação técnica firmado com o DNIT.

As equipes da concessionária já atuam em quatro frentes de serviço, duas frentes de sinalização e conserva, duas frentes de recuperação de obra de arte especial (OAE).

Até o momento, 16 trechos da rodovia foram melhorados, com foco em segurança, fluidez e infraestrutura nas cidades de Porto Velho, Ariquemes, Itapuã do Oeste, Vilhena e Pimenta Bueno.

Cerca de 2.000 empregos serão gerados direta e indiretamente, representando a abertura de mais oportunidades no mercado rondoniense.

Entre as intervenções já em andamento, destaca-se a reforma da ponte sobre o rio Candeias, uma demanda extracontratual que está sendo executada com recursos próprios da Nova 364.

A obra pretende transformar a ponte em uma estrutura mais moderna, larga, segura e preparada para o aumento de fluxo.

“Além de reforçar e reabilitar, nós vamos alargá-la. Hoje ela tem 10 metros e vai passar a ter 16”, explica o diretor-presidente da Nova 364, Wagner Martins.

“Vamos fazer mais um acostamento, mais uma faixa de pedestres. Tudo isso para dar o conforto e fluidez que a rodovia precisa nesse ponto”, acrescenta.

Outra ação foi a mobilização das equipes após a identificação de uma erosão no pavimento da BR, a cerca de 70 km da área urbana de Vilhena.

O problema, que apresentava risco de desbarrancamento com o possível avanço, foi solucionado em menos de 24 horas.

A Nova 364 é responsável pela gestão da rodovia no âmbito da Rota Agro Norte, eixo estratégico para o escoamento da produção agrícola e o desenvolvimento logístico da região.

“A assinatura do contrato representa a consolidação de um modelo de concessão que alia investimentos privados à melhoria imediata das condições de tráfego, mesmo antes do início formal da operação”, comenta a concessioária.

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