Assessoria de Imprensa
21/07/2025 13h26 | Atualizada em 21/07/2025 13h31
Foi assinado na quinta-feira (18) da semana passada, em Brasília, o contrato de concessão da BR-364, no trecho entre Porto Velho e Vilhena.
O acordo, celebrado entre o Governo Federal e a Nova 364, marca o início de um novo ciclo de investimentos e modernização em uma das principais rodovias do Norte do país.
A assinatura é um marco institucional, mas o início formal da concessão ainda depende da publicação do termo de arrolamento, documento que registra todos os bens e ativos que serão transferidos para a administração da concessionária e que oficializa o início da operação contratual.
...Foi assinado na quinta-feira (18) da semana passada, em Brasília, o contrato de concessão da BR-364, no trecho entre Porto Velho e Vilhena.
O acordo, celebrado entre o Governo Federal e a Nova 364, marca o início de um novo ciclo de investimentos e modernização em uma das principais rodovias do Norte do país.
A assinatura é um marco institucional, mas o início formal da concessão ainda depende da publicação do termo de arrolamento, documento que registra todos os bens e ativos que serão transferidos para a administração da concessionária e que oficializa o início da operação contratual.
Mesmo antes desse procedimento, no entanto, a Nova 364 já estava em campo com diversas frentes de obras, graças a um termo de cooperação técnica firmado com o DNIT.
As equipes da concessionária já atuam em quatro frentes de serviço, duas frentes de sinalização e conserva, duas frentes de recuperação de obra de arte especial (OAE).
Até o momento, 16 trechos da rodovia foram melhorados, com foco em segurança, fluidez e infraestrutura nas cidades de Porto Velho, Ariquemes, Itapuã do Oeste, Vilhena e Pimenta Bueno.
Cerca de 2.000 empregos serão gerados direta e indiretamente, representando a abertura de mais oportunidades no mercado rondoniense.
Entre as intervenções já em andamento, destaca-se a reforma da ponte sobre o rio Candeias, uma demanda extracontratual que está sendo executada com recursos próprios da Nova 364.
A obra pretende transformar a ponte em uma estrutura mais moderna, larga, segura e preparada para o aumento de fluxo.
“Além de reforçar e reabilitar, nós vamos alargá-la. Hoje ela tem 10 metros e vai passar a ter 16”, explica o diretor-presidente da Nova 364, Wagner Martins.
“Vamos fazer mais um acostamento, mais uma faixa de pedestres. Tudo isso para dar o conforto e fluidez que a rodovia precisa nesse ponto”, acrescenta.
Outra ação foi a mobilização das equipes após a identificação de uma erosão no pavimento da BR, a cerca de 70 km da área urbana de Vilhena.
O problema, que apresentava risco de desbarrancamento com o possível avanço, foi solucionado em menos de 24 horas.
A Nova 364 é responsável pela gestão da rodovia no âmbito da Rota Agro Norte, eixo estratégico para o escoamento da produção agrícola e o desenvolvimento logístico da região.
“A assinatura do contrato representa a consolidação de um modelo de concessão que alia investimentos privados à melhoria imediata das condições de tráfego, mesmo antes do início formal da operação”, comenta a concessioária.
21 de julho 2025
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