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Concessão da BR-163 no MS atrai interesse de seis grupos

O edital prevê a execução dos serviços de duplicação, recuperação, manutenção, conservação, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade de 847,2 km da rodovia

Valor Econômico

16/12/2013 13h43


Seis grupos entregaram propostas para o penúltimo leilão de infraestrutura de transportes do ano, que tem como objetivo a concessão da BR-163 no trecho de Mato Grosso do Sul. São eles: CCR, Queiroz Galvão, Invepar, Odebrecht, Triunfo Participações e Investimentos (TPI), além de um consórcio liderado pela EcoRodovias (e também composto por Coimex Empreendimentos, Rio Novo Locações, Tervap Pitanga, Contek, A. Madeira e Urbesa).

A abertura dos envelopes ocorre amanhã, a partir das 10h, na BM&FBovespa, em São Paulo.

O edital prevê a execução dos serviços de duplicação, recuperação, manutenção, conservação, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade de 847,2 km da rodovia. O contrato irá durar 30 anos. O

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Seis grupos entregaram propostas para o penúltimo leilão de infraestrutura de transportes do ano, que tem como objetivo a concessão da BR-163 no trecho de Mato Grosso do Sul. São eles: CCR, Queiroz Galvão, Invepar, Odebrecht, Triunfo Participações e Investimentos (TPI), além de um consórcio liderado pela EcoRodovias (e também composto por Coimex Empreendimentos, Rio Novo Locações, Tervap Pitanga, Contek, A. Madeira e Urbesa).

A abertura dos envelopes ocorre amanhã, a partir das 10h, na BM&FBovespa, em São Paulo.

O edital prevê a execução dos serviços de duplicação, recuperação, manutenção, conservação, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade de 847,2 km da rodovia. O contrato irá durar 30 anos. O desafio está no começo da concessão.

A empresa ou o consórcio vencedor terão que duplicar 806 quilômetros de rodovias nos cinco primeiros anos de concessão. Nesse período, o investimento a ser feito pela iniciativa privada é calculado pelo governo em R$ 3,4 bilhões. Ao longo de toda a duração do contrato, o montante chega a R$ 6,4 bilhões.

No último mês, o governo fez a licitação de outro trecho da BR-163, no Estado do Mato Grosso. O lote foi vencido pela Odebrecht, com uma tarifa agressiva. O lance foi de R$ 0,02638 por quilômetro, o que representa um deságio de 52% em relação ao teto estabelecido pelo governo, de R$ 0,055 (a segunda colocada foi a Triunfo, com deságio de 46%, e depois a Invepar, com 43%).

Pelo fato de os dois leilões terem premissas muito parecidas de tráfego e de complexidade de engenharia, já que se trata da mesma rodovia, a empresa é vista como favorita.

O valor da tarifa básica de pedágio do leilão desta semana não poderá exceder R$ 0,09270 por quilômetro, ou R$ 9,27 a cada 100 km. Os valores de referência são de maio de 2012.

O segmento inicia-se na divisa com o Estado de Mato Grosso e termina na divisa de Mato Grosso do Sul com o Paraná, atravessando vinte municípios sul-mato-grossenses. Entre eles, Mundo Novo, Itaquiraí, Caarapó, Rio Brilhante, Campo Grande, Bandeirantes, São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso e Pedro Gomes.

Há ainda um último leilão de rodovia neste ano. Marcada para o dia 27, a disputa será pela concessão do trecho da BR-040 entre Juiz de Fora (MG) e Brasília (DF).

 

 

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