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Começa a montagem da cobertura do Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos

Já está em execução a montagem das estruturas para a construção do telhado do Terminal 3 do Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro de Cumbica, em Guarulhos, na grande São Paulo.

Itc.etc

23/08/2013 09h11


A estrutura é composta por armações metálicas, fixadas em pilares de concreto. Essas armações são pré-montadas no solo, antes de serem içadas por guindastes e fixadas na estrutura, como explica o superintendente operacional da OAS e engenheiro responsável pelas obras, Francisco Germano.

No total, serão 40 módulos metálicos de 70 t cada. Quatro módulos são pré-montados ao mesmo tempo no solo e depois içados por dois guindastes de 750 t e 850 t, nos lados Norte e Sul do prédio, até sua posição na cobertura", diz o engenheiro.

"A previsão é de que até dezembro desse ano o prédio do terminal de passageiros já esteja totalmente coberto, para que os trabalhos de acabamento interno possam ser realizados sem risco de ser afetados

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A estrutura é composta por armações metálicas, fixadas em pilares de concreto. Essas armações são pré-montadas no solo, antes de serem içadas por guindastes e fixadas na estrutura, como explica o superintendente operacional da OAS e engenheiro responsável pelas obras, Francisco Germano.

No total, serão 40 módulos metálicos de 70 t cada. Quatro módulos são pré-montados ao mesmo tempo no solo e depois içados por dois guindastes de 750 t e 850 t, nos lados Norte e Sul do prédio, até sua posição na cobertura", diz o engenheiro.

"A previsão é de que até dezembro desse ano o prédio do terminal de passageiros já esteja totalmente coberto, para que os trabalhos de acabamento interno possam ser realizados sem risco de ser afetados pelas chuvas de verão", completa.

Após serem fixados nas estruturas de concreto, esses módulos receberão um fechamento superior com telhas zipadas tipo sanduíche de alumínio ACM. Segundo o arquiteto Andrei de Mesquita, da Engecorps, responsável pelo projeto arquitetônico do terminal ao lado da espanhola Typsa, a cobertura possui alto desempenho termoacústico, sem provocar uma condensação interna, e permite a entrada de iluminação natural no edifício.

"É exatamente por esse motivo que ela possui várias águas em ângulos e alturas diferentes. Como a fachada do prédio será de vidro, aproveitamos para projetar a cobertura em módulos ''quebrados'', que são fechados entre eles em caixilharia de vidro", diz Mesquita.

 

 

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