Transporte Moderno
05/03/2025 13h41 | Atualizada em 05/03/2025 23h00
O free flow, sistema de cobrança automática de pedágio rodoviário em que a passagem dos veículos é captada eletronicamente por pórticos, sem a necessidade de praças de pedágio, alcançou um novo estágio.
A concessionária CCR Rio-SP está investindo R$ 1,4 bilhão na implantação do free flow da Via Dutra, no segmento inserido na Região Metropolitana de São Paulo, entre a capital paulista e o município de Arujá, que deverá estar operacional em julho próximo.
“Este novo free flow é uma previsão contratual, diferentemente do que implantamos na Rio-Santos
...O free flow, sistema de cobrança automática de pedágio rodoviário em que a passagem dos veículos é captada eletronicamente por pórticos, sem a necessidade de praças de pedágio, alcançou um novo estágio.
A concessionária CCR Rio-SP está investindo R$ 1,4 bilhão na implantação do free flow da Via Dutra, no segmento inserido na Região Metropolitana de São Paulo, entre a capital paulista e o município de Arujá, que deverá estar operacional em julho próximo.
“Este novo free flow é uma previsão contratual, diferentemente do que implantamos na Rio-Santos, onde isso não estava previsto”, disse a presidente da concessionária, Carla Fornasaro, ao participar do seminário Free Flow – A nova modalidade de pedágio eletrônico, organizado em 20 de fevereiro, em São Paulo, pela Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo (FETCESP).
Ela lembrou que o free flow da Rio-Santos foi implantado de forma quase emergencial, depois que pesadas chuvas ocorridas em abril de 2022 – apenas um mês após o início da concessão – praticamente inviabilizaram a implantação das praças de pedágio previstas para os municípios fluminenses de Paraty, Mangaratiba e Itaguaí.
Entre março de 2023 e janeiro de 2025, os pórticos do free flow da Rio-Santos registraram a passagem de 25.185.197 veículos, efetivando transações que alcançaram 92,2% de adimplência, sendo que 63% dos pagamentos foram feitos automaticamente por meio de tags.
A experiência na Rio-Santos também está ajudando o processo de regulamentação federal do sistema free flow, trabalho que vem sendo desenvolvido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e que deverá estar concluído ainda neste primeiro semestre, segundo informou no seminário Fernando Bardelli Feitosa, gerente de Regulamentação Rodoviária dessa agência.
“O free flow na Via Dutra nasceu com o objetivo de gerenciar o tráfego da Região Metropolitana de São Paulo. Há um desequilíbrio de utilização entre faixa expressa e via marginal. Então, haverá cobrança para quem utilizar a via expressa. As vias marginais continuam sem pedágio”, explicou a presidente da CCR Rio-SP.
Para efeito da cobrança, as categorias de veículos foram agrupadas. Os valores ainda não foram definidos, mas a cobrança seguirá a seguinte proporcionalidade: motos (0,5 tarifa), veículos de passeio (1 tarifa), veículos comerciais de 2 e 3 eixos (2 tarifas), e veículos comerciais com 4 eixos ou mais (4 tarifas).
Também foi informado que será utilizado o sistema de tarifa dinâmica, com preços mais elevados quando a via expressa estiver congestionada, visando desestimular os motoristas a acessá-la.
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