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CCR assina contrato do metrô de Salvador

O grupo de concessões CCR assina nesta terça-feira com o governo da Bahia o contrato para construção e exploração comercial do metrô de Salvador, capital do Estado. O evento terá a presença de presidente da República, Dilma Rousseff.

Valor

15/10/2013 14h01


A companhia foi a única a entregar uma proposta pelo empreendimento no leilão realizado em agosto. A modelagem é uma parceria público-privada (PPP). A CCR investe na construção com ajuda de aportes do poder público.

Conforme informações divulgadas na época pelo governo do Estado, a CCR investirá cerca de R$ 1,4 bilhão, montante a ser aplicado também por meio de financiamentos. O Estado da Bahia irá pagar outros R$ 1 bilhão. A União ainda repassará R$ 1,2 bilhão, com recursos oriundos do PAC. Os investimentos totais são estimados em R$ 3,6 bilhões.

Além disso, o governo do Estado da Bahia pagará à CCR anualmente o valor de contrapartida — que tem objetivo de remunerar o investimento, a operação e subsidiar o preço de passa

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A companhia foi a única a entregar uma proposta pelo empreendimento no leilão realizado em agosto. A modelagem é uma parceria público-privada (PPP). A CCR investe na construção com ajuda de aportes do poder público.

Conforme informações divulgadas na época pelo governo do Estado, a CCR investirá cerca de R$ 1,4 bilhão, montante a ser aplicado também por meio de financiamentos. O Estado da Bahia irá pagar outros R$ 1 bilhão. A União ainda repassará R$ 1,2 bilhão, com recursos oriundos do PAC. Os investimentos totais são estimados em R$ 3,6 bilhões.

Além disso, o governo do Estado da Bahia pagará à CCR anualmente o valor de contrapartida — que tem objetivo de remunerar o investimento, a operação e subsidiar o preço de passagens. O valor proposto pela CCR para esse item foi de R$ 127,6 milhões, com deságio de 5,05% em relação ao teto estabelecido pelo governo. O prazo do contrato é de 30 anos e é o primeiro da CCR no Nordeste.

O novo leilão recebeu contestações na política da Bahia. O contrato anterior foi firmado em 2000 e até hoje, 13 anos depois, só seis quilômetros foram construídos. As responsáveis eram justamente as construtoras Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa, que pertencem aos mesmos controladores da CCR.

“Todos erraram [na época do contrato anterior], o consórcio construtor e os gestores municipais. Nós não vamos repetir esses erros. Agora, não estou contratando uma obra, estou contratando um serviço. E o vencedor só vai ser remunerado a partir do funcionamento do metrô”, afirmou em agosto ao Valor secretário da Casa Civil da Bahia, Rui Costa.

 

 

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