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CBTU retoma contrato de construção da Linha 2 do metrô de Belo Horizonte

A Superintendência de Trens Urbanos de Belo Horizonte (CBTU BH) anunciou nesta semana a retomada do contrato com o Consórcio BH-Metrô

Agência T1

21/09/2012 09h18 | Atualizada em 21/09/2012 14h15


A Superintendência de Trens Urbanos de Belo Horizonte (CBTU BH) anunciou nesta semana a retomada do contrato com o Consórcio BH-Metrô, composto pela Via Dragados S/A e Mendes Júnior Trading e Engenharia S/A, responsável pela implantação do trecho Calafate-Barreiro da Linha 2 da capital mineira.

Com a reativação do contrato, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) negociará com o Governo Federal a liberação dos recursos, que devem ser do PAC da Mobilidade.

As obras estavam paralisadas desde abril de 2004, por falta da liberação de verbas. O valor atual do saldo do contrato com o Consórcio BH Metrô é de cerca de R$ 80 milhões.

O trecho já conta co

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A Superintendência de Trens Urbanos de Belo Horizonte (CBTU BH) anunciou nesta semana a retomada do contrato com o Consórcio BH-Metrô, composto pela Via Dragados S/A e Mendes Júnior Trading e Engenharia S/A, responsável pela implantação do trecho Calafate-Barreiro da Linha 2 da capital mineira.

Com a reativação do contrato, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) negociará com o Governo Federal a liberação dos recursos, que devem ser do PAC da Mobilidade.

As obras estavam paralisadas desde abril de 2004, por falta da liberação de verbas. O valor atual do saldo do contrato com o Consórcio BH Metrô é de cerca de R$ 80 milhões.

O trecho já conta com obras de infraestrutura, contenções, drenagem, vedação, passarelas e passagens inferiores da Gameleira até o anel rodoviário.

Agora serão realizados os serviços de infraestrutura, uma passagem inferior na Rua Benjamim Flores, outra passagem inferior na Rua Tupã, três passarelas, a transposição de parte da linha de carga e vedação de parte do trecho, entre a Gameleira e o anel rodoviário.

Essas obras devem ficar prontas em dois anos, contando a partir da liberação dos recursos. Além disso, serão construídas as estações e implantados os sistemas de sinalização e rede área. Doze trens devem comprados para o trecho.

O projeto da Linha 2 de Belo Horizonte tem 19,5 km e 15 estações entre o Barreiro e o Hospital Santa Tereza, com trechos subterrâneos e em superfície. A implantação será em duas etapas, sendo a primeira do trecho em superfície e a segunda do subterrâneo.

O trecho Calafate-Barreiro é em superfície e conta com 10,5 km e seis estações. Cerca de 300 mil usuários serão beneficiados com a conclusão do trecho.

 

 

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