Mercado
Assessoria de Imprensa
16/07/2012 11h49
Fundada por Leonidas Lopes Borio, em agosto de 1947, inicialmente a empresa era conhecida como Sociedade Meridional de Materiais e Equipamentos Ltda. Em 1952, depois de receber autorização para representar a Caterpillar no estado do Paraná, passou a se chamar Paraná Equipamentos S/A. Essa conquista foi algo inédito e também contribuiu para o desenvolvimento do estado. Graças à visão empreendedora de Leonidas, a empresa atingiu um novo patamar. E no início da década de 1990, a empresa foi nomeada representante Caterpillar para toda a região Sul do país, adotando, mais tarde, o nome Pesa.
Segundo Rogerio Borio, diretor de operações e filho do fundador da Pesa, o momento é de preparar a empresa para que cada dia mais possa oferecer
...Fundada por Leonidas Lopes Borio, em agosto de 1947, inicialmente a empresa era conhecida como Sociedade Meridional de Materiais e Equipamentos Ltda. Em 1952, depois de receber autorização para representar a Caterpillar no estado do Paraná, passou a se chamar Paraná Equipamentos S/A. Essa conquista foi algo inédito e também contribuiu para o desenvolvimento do estado. Graças à visão empreendedora de Leonidas, a empresa atingiu um novo patamar. E no início da década de 1990, a empresa foi nomeada representante Caterpillar para toda a região Sul do país, adotando, mais tarde, o nome Pesa.
Segundo Rogerio Borio, diretor de operações e filho do fundador da Pesa, o momento é de preparar a empresa para que cada dia mais possa oferecer equipamentos de alta qualidade. “Ao mesmo tempo, estaremos empenhados em proporcionar um pós-venda inigualável, zelando para que o nosso cliente tenha uma experiência gratificante em todo o ciclo do relacionamento com a Pesa”, ressalta Borio.
“É bom ver que sobrevivemos 65 anos, 60 só de parceria com a Caterpillar. Hoje em dia, não são muitas as empresas que conseguem superar as adversidades e seguir adiante. Aprendemos com as lições do passado, mas é importante lembrar que tradição não é o suficiente para manter a empresa em pé. Nós sempre buscamos mais, estamos vivendo um momento de reinvenção da Pesa para fortalecer a nossa capacidade competitiva”, comenta Rogerio.
A parceria com a Caterpillar também foi fundamental para o crescimento e a perpetuação da empresa, já que, segundo Borio, a Pesa se uniu a uma marca de vanguarda não só em tecnologia, mas também em marketing. “É gratificante trabalhar lado a lado com eles, por tudo o que são e representam no mercado mundial, sempre dando apoio aos revendedores e clientes. Sustentar uma parceria de 60 anos exige um esforço grande de ambas as partes e nós queremos, ainda, levar essa parceria para as próximas décadas”, reforça.
Para isso, a empresa paranaense criou um planejamento estratégico de longo prazo que estabeleceu metas ousadas, dentre as quais estar entre os 10 melhores revendedores Caterpillar do mundo. O plano, batizado de Pesa 2016, foi desdobrado em uma série de ações visando o crescimento sustentável da empresa. A revendedora também investiu pesado em novas tecnologias para melhorar os processos da empresa e, assim, trazer mais velocidade no atendimento. A área de TI implantou smartphones e tablets, com o objetivo de proporcionar mais mobilidade aos vendedores e mecânicos de campo. Para melhorar a qualidade nos processos de tomada de decisão, a companhia investiu em um CRM e também adotou um software de business intelligence.
Além da qualidade e confiabilidade dos equipamentos Caterpillar, outro ponto que ajudou a fortalecer a relação entre as duas empresas e otimizar as vendas foi a instalação, em outubro de 2011, de uma moderna fábrica da marca norte-americana em Campo Largo, cidade da região metropolitana de Curitiba. A unidade já está produzindo a retroescavadeira 416E, uma das máquinas mais vendidas, e em breve passará a fabricar, também, o modelo de carregadeira 924H. A fábrica de Campo Largo é a segunda da empresa, que conta também com uma estrutura de 214 mil metros quadrados de área construída em Piracicaba, São Paulo, onde são produzidos 40 modelos de classe mundial.
“Essa proximidade facilita a negociação e temos respostas rápidas para tudo o que precisamos. Além disso, a partir do programa de visitas à unidade, podemos proporcionar aos nossos clientes uma experiência única: conhecer a linha de produção de equipamentos pesados e todas as particularidades dessa produção. Com todos esses diferenciais e o nosso forte know-how na área, vamos continuar trilhando um caminho de sucesso para cada vez mais superar as expectativas dos nossos clientes”, completa o diretor de operações da Pesa, Rogerio Borio.
Campanha de sucesso -Após vários meses de planejamento, a Pesa lançou a campanha institucional em comemoração aos 60 anos de parceria com a Caterpillar.
Carlos Schubert, gerente de marketing e peças da Pesa, comenta como foi a ideia da campanha lançada em julho. "Utilizamos como mote a conquista da representação da marca Caterpillar pela Pesa, em 1952, foi algo inédito para a economia do Paraná. A campanha utiliza os principais acontecimentos mundiais daquele ano para criar um paralelo com a conquista. Além disso, estamos utilizando o slogan ‘Caterpillar e PESA. Juntos pelos próximos 60 anos’, que traduz o compromisso da Pesa em perpetuar a parceria com a Caterpillar pelas próximas décadas", declara.
A campanha será veiculada nas principais revistas de negócios e construção em toda a região Sul do país, com materiais de apoio nas 14 filiais da Pesa, e marca o início de um grande esforço de comunicação para o fortalecimento institucional da marca.
27 de agosto 2020
02 de julho 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade