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Câmara aprova empréstimo de R$ 15,4 milhões para mobilidade em Natal (RN)

O empréstimo terá taxa especial com juros de 2,1% e é considerado a única maneira de assegurar a verba federal para construção das obras que incluem 11 intervenções que irão melhorar a infraestrutura urbana de trânsito

Tribuna do Norte

28/06/2013 14h10 | Atualizada em 28/06/2013 17h53


Os vereadores de Natal aprovaram ontem (27) o empréstimo de R$ 15,421 milhões junto ao sistema financeiro nacional, a fim de dar contrapartida de 5% do município de Natal aos investimentos federais de mais de R$ 300 milhões nas obras de mobilidade urbana. O valor será investido nas obras da Copa e analisado pela Caixa Econômica Federal (CEF) intermediária na captação e repasse dos recursos emprestados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Adriano Abreu As principais intervenções serão nas imediações do estádio Arena das Dunas para facilitar o deslocamento de pessoas e por ser uma zona de fluxo intenso de veículos. A meta da Prefeitura do Natal é finalizar as obras de mobilidade antes do início da Copa

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Os vereadores de Natal aprovaram ontem (27) o empréstimo de R$ 15,421 milhões junto ao sistema financeiro nacional, a fim de dar contrapartida de 5% do município de Natal aos investimentos federais de mais de R$ 300 milhões nas obras de mobilidade urbana. O valor será investido nas obras da Copa e analisado pela Caixa Econômica Federal (CEF) intermediária na captação e repasse dos recursos emprestados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Adriano Abreu As principais intervenções serão nas imediações do estádio Arena das Dunas para facilitar o deslocamento de pessoas e por ser uma zona de fluxo intenso de veículos. A meta da Prefeitura do Natal é finalizar as obras de mobilidade antes do início da Copa 2014

Depois de mais de duas horas de discussão sobre o tema e críticas dos vereadores de oposição, 24 edis votaram a favor e três votaram contra. O líder da bancada governista na Câmara Municipal, Júlio Protásio (PSB) comentou os benefícios para a população de Natal nos três lotas. “O empréstimo é essencial para os investimentos nos lotes que incluem 55 quilômetros de calçadas com acessibilidade, faixas exclusivas para ônibus, construção de túneis e acessos que irão melhorar a mobilidade urbana da cidade”, argumenta.

A secretária municipal  de Planejamento, Fazenda e Tecnologia da Informação, a economista Virgina Ferreira informou que a operação de empréstimo também passará pelo crivo da Secretaria Nacional do Tesouro Nacional (SNTN). “A aprovação da operação financeira não é imediata porque vai passar por vários órgãos e instâncias administrativas”, disse ela.

O empréstimo terá taxa especial com juros de 2,1% e é considerado a única maneira de assegurar a verba federal para construção das obras que incluem 11 intervenções que irão melhorar a infraestrutura urbana de trânsito. O município recorre a empréstimo segundo a secretáriaporque a Prefeitura está disponibilizando outros recursos do Orçamento Geral do Município, para a retomada de obras que se encontram atrasadas desde a gestão anterior.

Segundo ela, o fato da operação de empréstimo ainda ter de passar por análise na Caixa e BNDES não será impedimento para que se dê andamento às obras de mobilidade urbana em Natal. “O município tem recursos para começar as obras e continuar as que já foram iniciadas. O empréstimo é apenas uma garantia para não haver paralisação das obras”, disse ela.

As principais intervenções serão feitas nas imediações do estádio Arena das Dunas para facilitar o deslocamento de pessoas e por ser uma zona de fluxo intenso de veículos. As vias próximas à Avenida Prudente de Morais, como a Capitão Mor Gouveia, Jerônimo Câmara, Raimundo Chaves, BR-101 e suas marginais, ganharão novos acessos.

As obras de mobilidade foram iniciadas em 2012 e apenas o lote 1 foi licitado e tem contrato assinado com a EIT. Ontem, o secretário-adjunto da Sempla, Alexandre Duarte reuniu a equipe do Planejamento para discutir os reajustes deste  contrato e organizar a licitação dos dois lotes restantes. A meta é finalizar as obras antes do início da Copa, mas a previsão é que as intervenções mais simples como padronização de calçadas e sinalizações sejam feitas e entregues este ano.

 

 

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