Valor Econômico
29/11/2024 07h28
O Banco do Nordeste liberou, nesta quinta-feira (28), R$ 3,6 bilhões para a construção do trecho da ferrovia Transnordestina. As informações são do jornal Valor Econômico.
Os recursos serão transferidos para a Transnordestina Logística (TLSA), concessionária responsável pelo trajeto entre Eliseu Martins (PI) e Pecém (CE).
Trata-se de crédito do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), autorizado pela Sudene por meio de assinatura do aditivo no início deste mês.
Com a assinatura da ordem de serviço, o governo espera avançar com as obras em 55 km de malha ferroviária, entre as cidade
...O Banco do Nordeste liberou, nesta quinta-feira (28), R$ 3,6 bilhões para a construção do trecho da ferrovia Transnordestina. As informações são do jornal Valor Econômico.
Os recursos serão transferidos para a Transnordestina Logística (TLSA), concessionária responsável pelo trajeto entre Eliseu Martins (PI) e Pecém (CE).
Trata-se de crédito do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), autorizado pela Sudene por meio de assinatura do aditivo no início deste mês.
Com a assinatura da ordem de serviço, o governo espera avançar com as obras em 55 km de malha ferroviária, entre as cidades de Quixadá e Itapiúna, no Ceará, correspondente ao Trecho
Na avaliação do governo, com a entrega do Trecho 7, ficará pendente o ramal de 169 km para a chegada da ferrovia até o porto do Pecém.
Com isso, será concluída a "Fase 1" do projeto, que compreende o ramal de Eliseu Martins até o porto cearense.
A Transnordestina conta ainda com outro "braço", que se estende até Salgueiro, em Pernambuco.
Segundo o Ministério dos Transportes, 676 km de trilhos da Fase 1 da Transnordestina foram entregues e outros 151 km estão em execução.
As obras são executadas entre os municípios de Acopiara e Quixadá (Lotes 4, 5 e 6).
Dentro do cronograma da TSLA, a ferrovia deve iniciar em operação assistida em 2025, com os primeiros vagões carregados especialmente com soja, farelo de soja, milho e calcário, saindo do Terminal Intermodal de Cargas do Piauí em direção a região centro sul do Ceará e algumas regiões de Pernambuco.
Segundo o governo, o projeto completo da ferrovia Transnordestina possui 1.757 km de extensão, dos quais 1.209 km integram a fase 1.
O empreendimento é tratado como um dos projetos prioritários do Novo PAC.
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