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BNB libera R$ 3,6 bi para construção de trecho da Transnordestina

Obras começaram a ser retomadas em ritmo mais acelerado no ano passado, apoiada por investimentos federais

Valor Econômico

29/11/2024 07h28


O Banco do Nordeste liberou, nesta quinta-feira (28), R$ 3,6 bilhões para a construção do trecho da ferrovia Transnordestina. As informações são do jornal Valor Econômico.

Os recursos serão transferidos para a Transnordestina Logística (TLSA), concessionária responsável pelo trajeto entre Eliseu Martins (PI) e Pecém (CE).

Trata-se de crédito do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), autorizado pela Sudene por meio de assinatura do aditivo no início deste mês.

Com a assinatura da ordem de serviço, o governo espera avançar com as obras em 55 km de malha ferroviária, entre as cidade

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O Banco do Nordeste liberou, nesta quinta-feira (28), R$ 3,6 bilhões para a construção do trecho da ferrovia Transnordestina. As informações são do jornal Valor Econômico.

Os recursos serão transferidos para a Transnordestina Logística (TLSA), concessionária responsável pelo trajeto entre Eliseu Martins (PI) e Pecém (CE).

Trata-se de crédito do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), autorizado pela Sudene por meio de assinatura do aditivo no início deste mês.

Com a assinatura da ordem de serviço, o governo espera avançar com as obras em 55 km de malha ferroviária, entre as cidades de Quixadá e Itapiúna, no Ceará, correspondente ao Trecho

Na avaliação do governo, com a entrega do Trecho 7, ficará pendente o ramal de 169 km para a chegada da ferrovia até o porto do Pecém.

Com isso, será concluída a "Fase 1" do projeto, que compreende o ramal de Eliseu Martins até o porto cearense.

A Transnordestina conta ainda com outro "braço", que se estende até Salgueiro, em Pernambuco.

Segundo o Ministério dos Transportes, 676 km de trilhos da Fase 1 da Transnordestina foram entregues e outros 151 km estão em execução.

As obras são executadas entre os municípios de Acopiara e Quixadá (Lotes 4, 5 e 6).

Dentro do cronograma da TSLA, a ferrovia deve iniciar em operação assistida em 2025, com os primeiros vagões carregados especialmente com soja, farelo de soja, milho e calcário, saindo do Terminal Intermodal de Cargas do Piauí em direção a região centro sul do Ceará e algumas regiões de Pernambuco.

Segundo o governo, o projeto completo da ferrovia Transnordestina possui 1.757 km de extensão, dos quais 1.209 km integram a fase 1.

O empreendimento é tratado como um dos projetos prioritários do Novo PAC.

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