Mercado
Exame.com
12/07/2012 10h44 | Atualizada em 12/07/2012 14h23
Ranking do Business Insider mostra quais as escolas que oferecem as melhores perspectivas de carreira para futuros engenheiros.
Quando questionados sobre quais são os profissionais mais escassos no Brasil, boa parte dos recrutadores têm a resposta na ponta da língua: faltam engenheiros e ponto. Mas quais são asfaculdades que oferecem o melhor preparo para o mercado de trabalho para esses profissionais?
O site Business Insider respondeu esta pergunta com um ranking das melhores faculdades de engenharia do mundo. Para chegar à lista que abriga 50 escolas, o site americano consultou mais de 700 profissionais da indústria de tecnologia. Os participantes tinham que avaliar a reputação da escola no mercado em uma escala de 1 a
...Ranking do Business Insider mostra quais as escolas que oferecem as melhores perspectivas de carreira para futuros engenheiros.
Quando questionados sobre quais são os profissionais mais escassos no Brasil, boa parte dos recrutadores têm a resposta na ponta da língua: faltam engenheiros e ponto. Mas quais são asfaculdades que oferecem o melhor preparo para o mercado de trabalho para esses profissionais?
O site Business Insider respondeu esta pergunta com um ranking das melhores faculdades de engenharia do mundo. Para chegar à lista que abriga 50 escolas, o site americano consultou mais de 700 profissionais da indústria de tecnologia. Os participantes tinham que avaliar a reputação da escola no mercado em uma escala de 1 a 5.
Resultado: a escola com melhor avaliação é a CalTech. Clique nas fotos acima para conhecer as escolas de engenharia com maior prestígio entre os profissionais americanos.
1. California Institute of Technology
O departamento de engenharia e ciências aplicadas do California Institute of Technology recebeu nota 4,65, numa escala que vai de 0 a 5.
A escola, que foi fundada em 1891, tem mais de 13 mil ex-alunos e 32 vencedores do prêmio Nobel. Segundo o levantamento da Business Insider com base em dados do LinkedIn, o Google e a Intel são os principais empregadores dos ex-alunos da escola.
2. Massachusetts Institute of Technology
“Se você deseja mudar o mundo, realmente mudar o mundo, seja um engenheiro”. A frase que abre o site da escola de engenharia do MIT, que foi proferida pelo reitor da unidade Ian Waitz, dá um pouco do tom da instituição.
A unidade levou nota 4,38 de 5 pontos. Ao todo, a escola possui 25 professores laureados pela American Academy of Arts and Sciences. No ranking de principais empregadores, Google e Microsoft estrelam as primeiras posições na batalha pelos engenheiros formados pelo MIT.
3. Stanford
Numa escala de 1 a 5, Stanford pontuou 4,2 pontos entre os profissionais consultados pela Business Insider. Ao todo, a escola de engenharia de Stanford possui 65 laboratórios e centros especializados. Este ano, possui mais de 3,2 mil alunos matriculados nos programas de graduação e 241 docentes.
No ranking de principais empregadores, Google e Cisco System estrelam como as duas principais empresas que recrutam formados na escola. Facebook, HP, Apple, Oracle, Microsoft e IBM também integram a lista.
4. Rensselaer Polytechnic Institute
De um total de 5 pontos, a escola de engenharia doRensselaer Polytechnic Institute cravou nota 4,16. Ao todo, a escola, que fica em Nova York, possui 3,7 mil alunos, 12 centros de pesquisa e 30 cursos.
No ranking de principais empregadores dos alunos formados na instituição, IBM, Cisco e Intel lideram a lista.
5. University of California Berkeley
Em uma escala de 1 a 5, Berkeley pontuou 4 pontos segundo a Business Insider. Ao todo, a escola deengenharia da Universidade de Califórnia Berkeleypossui 208 professores em seu corpo docente, mais de 56 mil ex-alunos e, atualmente, 26 tipos diferentes de projetos extracurriculares de engenharia.
No ranking de principais empregadores de profissionais formados na instituição, Google, Cisco Systems e Oracle lideram a lista.
6. Carnegie Mellon University
Em uma escala de 1 a 5, o braço de engenharia do instituto de tecnologia da Carnegie Mellon Universitypontuou 3,77 pontos no ranking da Business Insider. Em média, um aluno de engenharia biomédica recebe cerca de 60,4 mil dólares por ano após sair da escola.
No ranking de principais empregadores de profissionais formados na instituição, Google, Microsoft e IBM lideram a lista. http://www.cit.cmu.edu/about_cit/index.html
7. Cornell
Em uma escala de 1 a 5, a faculdade de engenharia da Cornell University pontuou 3,43 pontos no ranking. Ao todo, a escola possui mais de 4,6 mil alunos matriculados, 62 programas de engenharia nos mais diferentes níveis e 450 disciplinas.
No ranking de principais empregadores de profissionais formados na instituição, IBM, Google e Microsoft lideram a lista.
8. Georgia Tech
Em uma escala de 1 a 5, a faculdade de engenharia da Georgia Tech pontuou 3,38 pontos no ranking. A escola possui oito unidades . Entre seu corpo docente, 27 professores são membros da Academia Nacional de Engenharia.
No ranking de principais empregadores de profissionais formados na instituição IBM, Intel e Cisco Systems lideram a lista.
9. Harvard
A escola de engenharia e ciências aplicadas deHarvard conquistou 3,65 pontos em uma escala de 1 a 5 no ranking da Business Insider. Fundada em 1847, a escola possui 956 alunos matriculados nos programas de graduação e pós.
No ranking de principais empregadores de profissionais formados na instituição Google, Microsoft e IBM lideram a lista.
10. Princeton
A escola de engenharia e ciências aplicadas dePrinceton conquistou 3,35 pontos em uma escala de 1 a 5 no ranking da Business Insider. A instituição possui um corpo docente de 103 professores e pouco mais de 1.500 alunos matriculados.
No ranking de principais empregadores de profissionais formados na instituição Google, Microsoft e IBM lideram a lista.
27 de agosto 2020
02 de julho 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade