Assessoria de Imprensa
25/09/2024 13h57
Um bairro inteiro de design, com projetos que destacam a arquitetura e a paisagem urbana, assim será o DISTRITQ, o bairro idealizado pela incorporadora Arqos com a proposta de levar uma nova centralidade para a região de Alphaville e Tamboré, no município de Santana do Parnaíba, localizado a cerca de 30 minutos da capital, a partir do urbanismo consciente.
O DISTRITQ é resultado de dois anos de estudo e trabalho intenso, com projeto urbanístico assinado pelo escritório Natureza Urbana, com o objetivo de ser referência em planejamento urbano.
Dentre as suas premissas está a exaltação da arquitetura brasileira, por meio de projetos com d
...Um bairro inteiro de design, com projetos que destacam a arquitetura e a paisagem urbana, assim será o DISTRITQ, o bairro idealizado pela incorporadora Arqos com a proposta de levar uma nova centralidade para a região de Alphaville e Tamboré, no município de Santana do Parnaíba, localizado a cerca de 30 minutos da capital, a partir do urbanismo consciente.
O DISTRITQ é resultado de dois anos de estudo e trabalho intenso, com projeto urbanístico assinado pelo escritório Natureza Urbana, com o objetivo de ser referência em planejamento urbano.
Dentre as suas premissas está a exaltação da arquitetura brasileira, por meio de projetos com design autoral, a partir da promoção do desenvolvimento sustentável com projetos certificados internacionalmente, ao mesmo tempo em que a natureza abundante do entorno representa a extensão de cada empreendimento previsto, conectada também aos sistemas de lazer.
Tudo isso dentro de um contexto de bairro planejado, que contará com uma associação de moradores e monitoramento ativo de segurança 24 horas, voltado ao estímulo da conexão das pessoas e da mobilidade, com fácil acesso a lojas, escolas, hospitais, academias, parques, restaurantes e instituições culturais.
De acordo com a empresa, o DISTRITQ foi planejado a partir do conceito da cidade de 15 minutos, que representa a mobilidade acessível e ativa, centralidades de diversas escalas para atendimento das demandas tanto dos moradores, quanto do comércio, dos serviços e do lazer, que conviverão de maneira harmoniosa, o que estimulará a sustentabilidade econômica do local.
O projeto prevê três centralidades que congregam residenciais, comércios e praças.
“Temos uma centralidade na parte alta e, tirando partido dos terrenos disponíveis, criamos uma centralidade logo na entrada do bairro, com um caráter comercial e esportivo, como uma espécie de clube do bairro e um polo gastronômico”, explica o urbanista Pedro Lira, que assina o projeto urbanístico.
A primeira centralidade desenvolvida será o Boulevard, considerado o ponto de entrada para o DISTRITQ. O Boulevard tem a premissa de estimular o encontro entre os condomínios e os espaços públicos, com destaque especial para a esquina do Boulevard.
O DISTRITQ também completará mais duas centralidades de diferentes escalas, todas associadas ao espaço público e a mobilidade.
Uma delas será a Urbe, centralidade principal do bairro, que apresentará um projeto de paisagismo urbano único, desenvolvido pelo escritório Natureza Urbana, especialista no desenho de espaços públicos.
Sua avenida principal possuirá passeios largos, arborizados e com mobiliário urbano contemporâneo, conectados a pequenos pontos comerciais ao longo de sua extensão. Além das áreas comerciais e de serviços, a Urbe tem a previsão para lançamento de 10 empreendimentos residenciais, com arquitetura autoral conectada às áreas de lazer do bairro e mais de 15.000 de ABL comercial.
Para completar, a centralidade Alameda contará um condomínio residencial misto, composto por torres e casas, sendo o empreendimento mais exclusivo do DISTRITQ.
Projetado pelo escritório Perkins&Will, o Reserva exalta a conexão com a natureza por meio de uma arquitetura com grandes vãos, e amplos espaços de lazer, incluindo um clube completo que retoma a essência da arquitetura vernacular bandeirista de maneira contemporânea.
O projeto urbanístico e de paisagismo, assinado pelo escritório Sergio Santanna, possuirá calçadas largas, ruas em nível privilegiando o pedestre, e com eixos visuais bem demarcados entre as áreas de lazer.
“Buscamos estruturar nosso bairro por meio de centralidades, espaços públicos, linguagem única em toda a comunicação, rotas de transporte ativo, como as Paradas Arqos, dentre outras soluções em meio à mata preservada para promover a experiência de vida harmoniosa. É um projeto grandioso, que tem a missão de transformar a forma de viver ao longo dos próximos anos, deixando um legado para a cidade, como um recorte do melhor da arquitetura brasileira, tendo a natureza como protagonista”, ressalta Felipe Chukr, CEO da Arqos.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade