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Aprovado empréstimo para obras no entorno da Arena Corinthians

Projeto foi votado em caráter de urgência devido ao curto prazo para a conclusão dos trabalhos

Portal 2014

08/11/2013 13h16


As obras no entorno da Arena Corinthians ganharam fôlego extra a seis meses do fim do prazo de conclusão. A Assembleia Legislativa aprovou na noite desta terça-feira um projeto de lei que autoriza o repasse de atè R$ 360 milhões para as intervenções. O empréstimo será do governo do estado de São Paulo.

Enviado em setembro, o projeto foi aprovado em caráter de urgência devido à urgência e o curto prazo para a entrega da obras, prevista para maio de 2014. "Durante os jogos da Copa do Mundo de 2014 o conjunto de viadutos melhorará a locomoção dos torcedores que passam pela região", diz o projeto de lei.

Os trabalhos, que começaram em agosto de 2012, atingiram 59% de conclusão no começo do mês passado. O custo total é de R$ 5

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As obras no entorno da Arena Corinthians ganharam fôlego extra a seis meses do fim do prazo de conclusão. A Assembleia Legislativa aprovou na noite desta terça-feira um projeto de lei que autoriza o repasse de atè R$ 360 milhões para as intervenções. O empréstimo será do governo do estado de São Paulo.

Enviado em setembro, o projeto foi aprovado em caráter de urgência devido à urgência e o curto prazo para a entrega da obras, prevista para maio de 2014. "Durante os jogos da Copa do Mundo de 2014 o conjunto de viadutos melhorará a locomoção dos torcedores que passam pela região", diz o projeto de lei.

Os trabalhos, que começaram em agosto de 2012, atingiram 59% de conclusão no começo do mês passado. O custo total é de R$ 530,2 milhões, sendo R$ 132,3 milhões pagos pela prefeitura.

Obra

O empreendimento foi divido em três etapas, com as obras de Integração do Sistema Viário da Avenida Radial Leste ao futuro Polo Institucional de Itaquera. A primeira fase deve ser concluída em março de 2014. Hoje, estão em andamento os serviços de terraplenagem e drenagem, muros de contenção, escavação e cravações de perfis metálicos, estacas pré-moldadas e laje superior e inferior da passagem inferior da Radial Leste, enterramento de rede elétrica,  fundações, pilares, vigas e lajes para obras de arte especiais.

São realizadas as seguintes obras e serviços na primeira etapa: nova avenida de ligação Norte-Sul entre a Av. Itaquera e a Av. José Pinheiro Borges (Nova Radial) e respectivo conjunto de viadutos; nova avenida de ligação entre a Av. Norte-Sul e a Av. Miguel Inácio Cury; adequação viária da ligação entre a Av. Miguel Inácio Cury e a Estação Corinthians-Itaquera; e adequação viária da Radial Leste nas proximidades da Estação Corinthians-Itaquera, com a implantação de uma via expressa em mergulho (pista subterrânea).

A segunda etapa, iniciada em abril de 2013, é composta das alças viárias que farão a ligação entre a avenida José Pinheiro Borges (Nova Radial) e a avenida Jacu Pêssego, em Itaquera. A Radial e a Jacu Pêssego são os dois principais eixos viários do extremo Leste de São Paulo. A ligação entre as vias facilitará o acesso da região à Marginal Tietê, Rodovia Ayrton Senna e Rodoanel. Serão construídos dois viadutos ligando as duas avenidas e um pontilhão sobre o Rio Verde para passagem de veículos na Avenida Rosa Campanella. Além disso, serão realizadas adequações viárias para acesso aos viadutos e ao novo estádio do Corinthians.

Na terceira fase, a ser concluída em abril de 2014, será construída uma passarela que fará a ligação da região Norte do bairro de Itaquera ao futuro estádio, sobrepondo os trilhos do Metrô e da CPTM e as Avenidas Radial Leste e José Pinheiro Borges. A travessia para pedestres facilitará a circulação das pessoas que pretendem chegar ao estádio e ao Polo Institucional Itaquera.

 

 

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