Infraestrutura
Valor
30/08/2013 11h58
Já está disponível na internet o edital da segunda rodada de leilões de rodovias do governo federal neste ano. A entrega de propostas para a concessão de trecho na Bahia da BR-101 está prevista para ocorrer em 21 de outubro e o leilão, em 23 de outubro.
Conforme a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a concessão consiste na exploração por 30 anos do trecho de 772,3 km com início próximo ao município de Feira de Santana, e término nos arredores do município de Mucuri (próximo ao Espírito Santo).
Os investimentos estão previstos pelo governo em R$ 4,6 bilhões e os custos operacionais, em R$ 2,9 bilhões. A cobrança da tarifa de pedágio somente poderá ter início após a conclusão de 10% das obras. E o trecho conc
...Já está disponível na internet o edital da segunda rodada de leilões de rodovias do governo federal neste ano. A entrega de propostas para a concessão de trecho na Bahia da BR-101 está prevista para ocorrer em 21 de outubro e o leilão, em 23 de outubro.
Conforme a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a concessão consiste na exploração por 30 anos do trecho de 772,3 km com início próximo ao município de Feira de Santana, e término nos arredores do município de Mucuri (próximo ao Espírito Santo).
Os investimentos estão previstos pelo governo em R$ 4,6 bilhões e os custos operacionais, em R$ 2,9 bilhões. A cobrança da tarifa de pedágio somente poderá ter início após a conclusão de 10% das obras. E o trecho concedido deverá ser totalmente duplicado até o final do quinto ano do contrato, que tem previsão de assinatura para janeiro de 2014.
A taxa interna de retorno de projeto (real) sobre o fluxo de caixa sem alavancagem é de 7,20 % ao ano, segundo o governo.
O edital pode ser acessado pelo site da ANTT .
Primeira rodada
Além da BR-101, já está publicado o edital para a concessão de duas outras rodovias que serão leiloadas antes, em setembro. Uma delas é BR-262, em trecho que começa em Minas Gerais e chega próximo ao litoral do Espírito Santo. Esse é considerado o “filé mignon” de todo o pacote. São apenas 375,6 km de rodovia, a menor extensão de todo o programa federal de concessões. Além disso, o montante a ser investido pelo vencedor do leilão também é o mais baixo dentre os lotes com números já divulgados: R$ 2,07 bilhões, conforme cálculos do governo.
O outro lote a ser disputado é um trecho da BR-050, com extensão de 436,6 km, que começa em Goiás e cruza as cidades de Uberlândia e Uberaba, em Minas Gerais região conhecida como triângulo mineiro e cujas rodovias estão próximas ao limite da capacidade devido ao forte volume de tráfego. São R$ 3,03 bilhões de investimentos, segundo cálculos do governo.
16 de abril 2020
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