Assessoria de Imprensa
03/04/2023 14h59 | Atualizada em 05/04/2023 09h51
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou nesta segunda-feira (dia 3) a abertura da Audiência Pública nº 5/2023, que tem como objetivo colher sugestões e contribuições às minutas de edital e contrato e aprimoramento dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para concessão da Malha Oeste.
Em 21 de julho de 2020, a Rumo Malha Oeste (RMO) apresentou o pedido de devolução e relicitação da Malha Oeste, amparada na Lei nº 13.448 e no Decreto nº 9.957.
Com extensão total de 1.625 km, o trecho abrange os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, limitada a leste por Ma
...A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou nesta segunda-feira (dia 3) a abertura da Audiência Pública nº 5/2023, que tem como objetivo colher sugestões e contribuições às minutas de edital e contrato e aprimoramento dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para concessão da Malha Oeste.
Em 21 de julho de 2020, a Rumo Malha Oeste (RMO) apresentou o pedido de devolução e relicitação da Malha Oeste, amparada na Lei nº 13.448 e no Decreto nº 9.957.
Com extensão total de 1.625 km, o trecho abrange os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, limitada a leste por Mairinque (SP) e a Oeste pelo município de Corumbá (MS).
A Audiência Pública nº 5/2023 contará com duas sessões públicas: a primeira será presencial, realizada em em Campo Grande (MS) no dia 26 de abril.
Já segunda sessão pública será híbrida (presencial e virtual), a ser realizada na sede da ANTT em Brasília (DF), com data prevista para o dia 3 de maio.
O período para envio de contribuições será entre os dias 10 de abril e 25 de maio, por meio do Sistema ParticipANTT.
As informações específicas sobre a matéria, bem como as orientações acerca dos procedimentos relacionados à realização e participação na sessão da audiência, estão disponíveis no portal da ANTT.
Novo projeto – Conforme analisado ao longo dos estudos, o novo cenário não terá a reativação do ramal de Ponta Porã. Assim, a extensão resta em 1.625 km.
A relicitação traz novas propostas de modernização para a Malha Oeste. Dentre outras, as melhorias previstas para o projeto incluem modernização, ampliação e construção dos pátios de cruzamento, sinalização e CCO, investimento em oficinas, instalações e aquisições de equipamentos de via, instalação de 21 intervenções integradas e 43 completas e um contorno ferroviário, além de melhoramento da frota.
A previsão de investimento é de cerca de R$ 18 bilhões, previstos exclusivamente para o atendimento da demanda e operação ao longo dos anos de concessão, com destaque para modernização da via permanente da linha tronco.
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