Infraestrutura
CNT
11/07/2013 08h47
A cidade de São Paulo se destaca mundialmente com o ritmo de construção e os maiores investimentos no transporte sobre trilhos – os atuais 75 km de linhas de metrô, por exemplo, serão ampliados em 55 km. E em 2014, serão sete frentes de construção simultâneas, o equivalente a 100 km de novas linhas e R$ 39 bilhões em investimentos. A afirmação é da gerente executiva da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Roberta Marchesi.
Segundo Roberta, nos sistemas de transporte sobre trilhos em funcionamento, a demanda cresceu 37% entre 2010 e 2012, o que representa aproximadamente nove milhões de passageiros por dia – 75% estão na capital paulista. Em 2013, acrescenta, os números devem chegar a
...A cidade de São Paulo se destaca mundialmente com o ritmo de construção e os maiores investimentos no transporte sobre trilhos – os atuais 75 km de linhas de metrô, por exemplo, serão ampliados em 55 km. E em 2014, serão sete frentes de construção simultâneas, o equivalente a 100 km de novas linhas e R$ 39 bilhões em investimentos. A afirmação é da gerente executiva da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Roberta Marchesi.
Segundo Roberta, nos sistemas de transporte sobre trilhos em funcionamento, a demanda cresceu 37% entre 2010 e 2012, o que representa aproximadamente nove milhões de passageiros por dia – 75% estão na capital paulista. Em 2013, acrescenta, os números devem chegar a 10 milhões de passageiros diários. Além disso, dos atuais 1.208 km de meios de transporte metroferroviário instalados no país, 335 km estão em São Paulo.
Se este aumento na demanda pelo serviço for confirmado, e se as obras de expansão saírem do papel, conforme estão previstas, principalmente em São Paulo, a mestre em economia destaca que, até a Copa de 2014, o Brasil elevará em 50% o número de passageiros transportados sobre trilhos, em relação a 2010.
Roberta também alerta que existem mais de 60 projetos de transporte sobre trilhos em execução no Brasil, mas que não produzem resultado algum, a não ser o desembolso de recursos, com raras exceções. “Há metrôs em capitais que estão em construção há 14 anos sem, efetivamente, atender à população. Espera-se que 22 desses projetos estejam prontos até 2016 e os demais até 2020, quando terão sido aplicados R$ 100 bilhões”, destaca.
Nova associada
Para continuar incentivando a expansão do setor, a ANPTrilhos busca congregar novas associadas. Recentemente, com a entrada da concessionária ViaQuatro, responsável pela operação da Linha Amarela do metrô na cidade de São Paulo, a entidade passou a representar 100% dos operadores metroferroviários do país.
Primeiro contrato de parceria público-privada assinada no Brasil, a ViaQuatro investiu R$ 900 milhões com sistemas, equipamento e trens. De acordo com a concessionária, 84 carros circulam pelas seis estações em funcionamento e até 90 carros circularão quando outras cinco estações estiverem prontas.
16 de abril 2020
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