Assessoria de Imprensa
31/07/2024 11h22 | Atualizada em 31/07/2024 11h49
Durante a Concrete Show, evento da cadeia construtiva latino-americana, as empresas mostrarão que é possível inovar na alvenaria.
A Praça da Alvenaria Industrializada e Pisos Intertravados, será um espaço de cerca de 300 m², e os mais de 20 mil visitantes esperados para esta 15ª edição do Concrete Show poderão conferir os principais avanços da indústria da alvenaria racionalizada.
O Espaço contará com a participação de 10 marcas expositoras: Oterprem, Optimas, Glasser, Columbia, Intercity, Anhanguera, Tatu, Embu, Equipaobra e Solpi; além do apoio institucional das principais entidades do setor da c
...Durante a Concrete Show, evento da cadeia construtiva latino-americana, as empresas mostrarão que é possível inovar na alvenaria.
A Praça da Alvenaria Industrializada e Pisos Intertravados, será um espaço de cerca de 300 m², e os mais de 20 mil visitantes esperados para esta 15ª edição do Concrete Show poderão conferir os principais avanços da indústria da alvenaria racionalizada.
O Espaço contará com a participação de 10 marcas expositoras: Oterprem, Optimas, Glasser, Columbia, Intercity, Anhanguera, Tatu, Embu, Equipaobra e Solpi; além do apoio institucional das principais entidades do setor da construção, como Sinduscon-SP, Associação Bloco Brasil, ABCP e Sinaprocim/Sinprocim.
Amplamente difundido no país, o que torna o Brasil um de seus expoentes mundiais, este sistema construtivo visa à redução ao máximo de improvisos e retrabalhos em uma obra. Para isso, todas as decisões ligadas à execução devem ser previstas em projeto, com todas as especificidades técnicas.
E aí reside a importância da Praça da Alvenaria, espaço inédito criado pelo gerente de Produto do Concrete Show, Fernando D’Áscola e pelo idealizador da Casa Cerâmica, Paulo Manzini.
“Altamente especializado, o público do Concrete Show é formado por profissionais que atuam nas cadeias de suprimento de empresas e órgãos governamentais que atuam no setor e que vai ao evento em busca de conhecimento técnico, conceitos inovadores e equipamentos de ponta. Por isso, idealizamos um espaço em que poderão ser apresentados produtos que seguem as principais premissas da alvenaria racionalizada, como a rapidez associada à tecnologia e ao desempenho. Além disso, na Praça haverá também uma arena onde serão realizadas palestras com os principais players do mercado”, explica Manzini.
“A alvenaria estrutural é uma metodologia construtiva que já vem sendo usada há muitos anos e tem sido muito presente nas obras de habitação popular – como Minha Casa Minha Vida (MCMV) e Programa Casa Verde e Amarela – e Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBPQ-H). Muito eficiente por conta da rapidez de execução e qualidade, é algo que nós, da indústria do concreto, seguimos juntos. E aí reside a importância do tema e esperamos que ganhe protagonismo”, diz Guilherme Chaves Gomes, diretor Técnico da Concreserv Concreto SA, empresa que junto com outras 30, como o Sinaprocim/Sinprocim, o Sinduscon-SP, a Associação Bloco Brasil e a ProAcústica patrocina e apoia o Espaço.
Quem segue a mesma linha de raciocínio é o diretor Comercial da Oterprem, Marcos Barreiro Barral.
Segundo o executivo, a alvenaria racionalizada guarda particularidades e é uma das razões para o crescimento e sucesso dos Programas Minha Casa Minha Vida e Casa Verde Amarela, do Governo Federal.
“Muitos não sabem, mas com o avanço da indústria de blocos de concreto, já é possível produzir materiais que atendem aos requisitos acústicos, que são resistentes – permitindo a construção de edificações de até 24 andares em alvenaria estrutural – além daqueles que atendem aos requisitos do Corpo de Bombeiros, no atendimento corta-fogo 120 minutos. Desta forma, conseguimos entregar residências que têm valor de compra menor com a mesma qualidade de acabamento que empreendimentos de alto e altíssimo padrão”.
“A alvenaria racionalizada é um sistema construtivo que só traz vantagens. Entre essas estão a redução de perdas, a geração de um menor volume de entulho e uma maior integração com as demais etapas de obra”, explica D’Áscola.
Além das demonstrações de produtos, a Praça da Alvenaria contará com uma arena onde haverá palestras durante os três dias do evento.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade