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Alstom e Linha Uni revelam o design dos trens da Linha 6-Laranja de São Paulo

Fabricados em aço inoxidável, outra característica dos trens é a resistência: as estruturas das composições têm durabilidade de mais de 40 anos, além de apresentarem menor peso se comparados com os modelos fabricados em aço carbono

Assessoria de Imprensa

26/06/2024 16h50 | Atualizada em 26/06/2024 17h27


A Alstom e a Linha Universidade (Linha Uni), revelaram hoje (26 de junho) o design dos trens que prestarão serviço na Linha 6 do Metrô de São Paulo (SP). Destacados pela cor Laranja, que reforça o nome e a identidade da linha, as novas composições são mais leves, com menor consumo de energia elétrica e layout desenvolvido para oferecer uma melhor experiência aos passageiros.

O espaçamento das portas e corredores foi projetado para proporcionar um melhor fluxo de passageiros e liberdade de movimento, além de espaços reservados para pessoas com mobilidade reduzida.

As grandes janelas e portas proporcionarão uma visão clara do exterior, garantindo ao passageiro uma viagem tranquila, segura e confortável. Os trens também contarão com tecnologias modernas: contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores e vigilância por vídeo, além de sistema óptico de detecção de fumaça e sistema de extinção de incêndio.

Fabricados em aço inoxidável, outra característica dos trens é a resistência: as estruturas das composi&cce

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A Alstom e a Linha Universidade (Linha Uni), revelaram hoje (26 de junho) o design dos trens que prestarão serviço na Linha 6 do Metrô de São Paulo (SP). Destacados pela cor Laranja, que reforça o nome e a identidade da linha, as novas composições são mais leves, com menor consumo de energia elétrica e layout desenvolvido para oferecer uma melhor experiência aos passageiros.

O espaçamento das portas e corredores foi projetado para proporcionar um melhor fluxo de passageiros e liberdade de movimento, além de espaços reservados para pessoas com mobilidade reduzida.

As grandes janelas e portas proporcionarão uma visão clara do exterior, garantindo ao passageiro uma viagem tranquila, segura e confortável. Os trens também contarão com tecnologias modernas: contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores e vigilância por vídeo, além de sistema óptico de detecção de fumaça e sistema de extinção de incêndio.

Fabricados em aço inoxidável, outra característica dos trens é a resistência: as estruturas das composições têm durabilidade de mais de 40 anos, além de apresentarem menor peso se comparados com os modelos fabricados em aço carbono.

Cada trem terá capacidade para transportar até 2.044 passageiros. A expectativa é de que a linha transporte cerca de 633 mil passageiros por dia. Contando com a tecnologia Unattended Train Operation (UTO), que permite o funcionamento sem um operador a bordo, o trem da Linha-6 Laranja poderá alcançar 90 quilômetros/hora.

Ao todo, 22 trens de seis carros cada serão fabricados na unidade industrial da Alstom na cidade de Taubaté, interior de São Paulo. Eles fazem parte do pacote de obrigações assumido pela concessionária Linha Universidade (LinhaUni), responsável pela operação e manutenção por 19 anos da linha de metrô. As primeiras caixas dos trens já estão em produção.

Os trens foram apresentados no Lab 4.0 da Alstom, um laboratório de realidade virtual que usa tecnologia avançada para dar uma experiência realista ao usuário no espaço virtual. O processo possibilita um olhar detalhado sobre todos os aspectos, desde o formato dos assentos e elementos de conforto e segurança até elementos técnicos como motor.

"Este empreendimento, que é um marco na mobilidade urbana da América Latina tanto pelo tamanho como pelo financiamento inovador, é um testemunho do nosso compromisso contínuo com o Estado de São Paulo e com o Brasil. Há quase 70 anos presente no Brasil, estamos dedicados a fornecer soluções de transporte público que sejam eficientes, seguras e de alta qualidade”, afirma Michel Boccaccio, Presidente da Alstom no Brasil e Diretor Geral para América Latina.

A Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo é uma concessão do Estado de São Paulo que inclui a construção e operação de uma linha de metrô que ligará os bairros de Brasilândia e Freguesia de Ó ao centro da cidade. Quando concluído, o projeto terá 15,3 quilômetros de extensão e contará com 15 estações subterrâneas, incluindo três grandes trevos.

O projeto também prevê ampliação de 7 quilômetros da Linha 6-Laranja, acrescentando outras seis estações: Morro Grande, Velha Campinas; Aclimação, Cambuci; Vila Monumento e São Carlos. O trecho terá integração com as linhas 1-Azul e 4-Amarela de metrô e 7-Rubi e 8-Diamante de trens metropolitanos.

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