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Alstom celebra marco de 5 mil caixas produzidas no Brasil

Além das caixas – o exterior metálico de trens e VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos) – a empresa fabrica trens e outros componentes para a indústria ferroviária há quase 70 anos no Brasil

Assessoria de Imprensa

22/07/2024 11h22 | Atualizada em 24/07/2024 12h01


A Alstom atingiu um marco com a produção de cinco mil caixas – o exterior metálico de trens e VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos) – em suas instalações no Brasil. A empresa fabrica trens e outros componentes para a indústria ferroviária há quase 70 anos no Brasil.

O marco foi alcançado esta semana na fábrica da companhia em Taubaté (São Paulo) e faz parte do legado da Alstom em projetos de mobilidade no Brasil e no mundo.

"Esse desempenho incrível de nossa operação é um reflexo do compromisso da Alstom com o Brasil e com a mobilidade do país e do mundo ao longo desses quase 70

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A Alstom atingiu um marco com a produção de cinco mil caixas – o exterior metálico de trens e VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos) – em suas instalações no Brasil. A empresa fabrica trens e outros componentes para a indústria ferroviária há quase 70 anos no Brasil.

O marco foi alcançado esta semana na fábrica da companhia em Taubaté (São Paulo) e faz parte do legado da Alstom em projetos de mobilidade no Brasil e no mundo.

"Esse desempenho incrível de nossa operação é um reflexo do compromisso da Alstom com o Brasil e com a mobilidade do país e do mundo ao longo desses quase 70 anos de atuação na indústria ferroviária, produzindo localmente soluções de mobilidade sustentáveis e de qualidade”, afirma Michel Boccaccio, Presidente da Alstom no Brasil e Diretor Geral para América Latina.

As produções iniciais foram realizadas na antiga fábrica da Alstom no bairro da Lapa, em São Paulo – aquela foi a primeira fábrica de trens da América Latina. As operações da empresa foram posteriormente transferidas para a fábrica de Taubaté, inaugurada em 2015 e expandida em 2022. A instalação é centro de excelência na produção de vagões de trem de aço inoxidável.

Parte das cinco mil unidades produzidas fazem parte de projetos nacionais, como:
- Linhas 1 e 3 do Metrô de São Paulo, produzidas entre 1972 e 1989;
- RFFSA (Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima), produzidas entre 1976 e 1982;
- Metrô do Rio de Janeiro, produzidas entre 1978 e 1984; e
- VLT do Rio de Janeiro, com produção entre 2015 e 2016.

Além disso, afirma a empresa, a Alstom Brasil também produziu para projetos internacionais, como: Metrô de Nova York (New York City Transit) e California Amtrak Surfliner (EUA); Metrô de Santiago (Chile); SBASE (Argentina); Metrô de Chennai (Índia) e PRASA (África do Sul).

Atualmente, a empresa está avançando na entrega total de 36 trens (288 carros) para as linhas 8 e 9 da ViaMobilidade em São Paulo, além de já ter iniciado a produção da Linha 6 para o Metrô de São Paulo.

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