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ALL investe R$ 100 milhões para atender a safra 2010

12/01/2010 15h32


A América Latina Logística (ALL) deu início aos preparativos para o transporte da safra de 2010. Os investimentos, avaliados em R$100 milhões, tiveram início no terceiro trimestre e contemplam aumento na capacidade de ativos, melhorias tecnológicas, incrementos em via permanente e adequação das linhas e infra-estrutura. 

No Rio Grande do Sul, está previsto para o início de março, a reativação do trecho operacional de Santa Rosa. A ALL está investindo R$ 1 milhão para reforços em infraestrutura nos 23 km que ligam Giruá ao município, aumentando a circulação de vagões. Em 2009, foi concluída a primeira parte de uma linha de 900 km que liga a cidade de Giruá até o Porto de Rio Grande. 

Durante a safra gaúcha, que começa em f

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A América Latina Logística (ALL) deu início aos preparativos para o transporte da safra de 2010. Os investimentos, avaliados em R$100 milhões, tiveram início no terceiro trimestre e contemplam aumento na capacidade de ativos, melhorias tecnológicas, incrementos em via permanente e adequação das linhas e infra-estrutura. 

No Rio Grande do Sul, está previsto para o início de março, a reativação do trecho operacional de Santa Rosa. A ALL está investindo R$ 1 milhão para reforços em infraestrutura nos 23 km que ligam Giruá ao município, aumentando a circulação de vagões. Em 2009, foi concluída a primeira parte de uma linha de 900 km que liga a cidade de Giruá até o Porto de Rio Grande. 

Durante a safra gaúcha, que começa em fevereiro, devem ser embarcados pelo Porto de Rio Grande, cerca de 6,7 milhões de toneladas de grãos. A expectativa é de que a empresa ALL transporte 3,67 milhões de toneladas em 2010. As principais commodities são soja, farelo de soja, óleo de soja, milho, arroz e trigo. 

Segundo o Diretor de Operações da ALL, Alexandre Zanelatto, para garantir uma produção 12% maior, o plano 2010 traz investimentos expressivos nas pontas, com maior foco na carga e descarga. "Desse modo, conseguiremos aumentar a eficiência da operação como um todo", avaliou. 

Locomotivas novas
Pela primeira vez em sua história, a ALL comprou locomotivas novas, ao invés de importar máquinas usadas dos Estados Unidos para serem reformadas no Brasil. Produzidas na fábrica da GE, em Contagem (MG), as novas máquinas têm corrente alternada e 4400 HP, contra 3000 HP do modelo C30, além de um aumento de 86% na capacidade de tração, o que viabilizará algumas vantagens operacionais, entre elas, transportar com uma única locomotiva o trem de 8.000 toneladas, que segue de Alto Araguaia a Santos. 

A empresa também está trabalhando na transformação de 450 vagões HFS para aumento de capacidade de 103 para 118 toneladas brutas. Outro destaque é a aquisição de 8 mil toneladas de trilhos novos, dos quais 7 mil serão aplicados na Bitola Larga e o restante na via de Bitola Métrica.

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