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Aeroporto de Porto Alegre tem ação para acelerar as obras atrasadas

Após optar pelo RDC, Infraero usará módulos para ampliar o terminal de passageiros

Portal 2014

18/07/2013 08h38


Após atrasos que resultaram até na mudança da Matriz de Responsabilidade, a Infraero começa a colocar em prática algumas ações para acelerar as obras no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.

Após optar pelo Regime Diferenciado de Contratações (RDC) durante o processo de licitação, a estatal usará módulos para ampliar o terminal de passageiros. A informação é do jornal "Zero Hora".

Segundo a reportagem, a construção do espaço com capacidade para 2,5 milhões de passageiros ao ano terá estruturas modulares feitas com chapas de aço e concreto. A técnica acelera a construção.

A estrutura ficará à esquerda do terminal principal e deve ser usado para receber voos fretados na Copa. Por conta dos atrasos na licitação,

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Após atrasos que resultaram até na mudança da Matriz de Responsabilidade, a Infraero começa a colocar em prática algumas ações para acelerar as obras no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.

Após optar pelo Regime Diferenciado de Contratações (RDC) durante o processo de licitação, a estatal usará módulos para ampliar o terminal de passageiros. A informação é do jornal "Zero Hora".

Segundo a reportagem, a construção do espaço com capacidade para 2,5 milhões de passageiros ao ano terá estruturas modulares feitas com chapas de aço e concreto. A técnica acelera a construção.

A estrutura ficará à esquerda do terminal principal e deve ser usado para receber voos fretados na Copa. Por conta dos atrasos na licitação, conclupida apenas no mês passado, não haverá ligação com o terminal atual.

De acordo com a Infraero, o prazo do contrato é de 930 dias consecutivos, contados a partir da assinatura da ordem de serviço. A primeira etapa das obras deve durar nove meses e devem ser entregues antes da Copa do Mundo 2014.Até lá, a Infraero prevê instalar novos sistemas mecânicos, elétricos e telemáticos, além de construir novos sanitários e revitalizar as áreas internas do terminal.

Já a ampliação da pista de pouso e decolagem, retirada da lista das obras da Copa em dezembro do ano passado, deve ser iniciada no começo de 2014 e concluída em julho de 2015. O projeto, que deve ser finalizado em setembro, prevê um aumento de 920 metros do local. O processo licitatório está previsto para outubro.

Apenas uma obra foi entregue no aeroporto, em dezembro de 2011: Módulo Operacional Provisório (MOP), com capacidade para 1,5 milhão de passageiros por ano. O investimento total foi de R$ 4,17 milhões.

Com as melhorias, o aeroporto gaúcho terá um aumento na capacidade operacional, passando de 13,1 milhões de passageiros ao ano para 18,9 milhões anuais. A área total do terminal também será ampliada, passando de 37,6 mil para 60,3 mil m².

O projeto do aeroporto gaúcho é a mais atrasado entre todas as intervenções nos 13 terminais da Copa. A entrega da primeira fase dos serviços está prevista para maio de 2014. A segunda, em 2016. Os trabalhos no terminal estão orçados em R$ 345,8 milhões.

 

 

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