P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
CENÁRIO
Voltar

ABICCA e ABNT se unem para regulamentar e fortalecer o setor de cabos de aço, cabos de fibra, correntes, amarras e acessórios

Entidades assinam acordo de cooperação e promovem reinstalação de Comissão de Estudo Especial ABNT/CEE-113

Assessoria de Imprensa

09/01/2025 00h42


A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a Associação Brasileira das Indústrias de Cabos de Aço, Correntes e Acessórios (ABICCA) celebram a assinatura de um acordo de cooperação para promover o suporte às atividades de normalização desenvolvidas pela recém-reinstalada Comissão de Estudo Especial de Cabos de Aço, Cabos de Fibra, Correntes, Amarras e Acessórios (ABNT/CEE-113).

O acordo representa um importante passo para a promoção de normas técnicas que visam fortalecer a indústria, promovendo a padronização e o desenvolvimento técnico do setor de cabo

...

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a Associação Brasileira das Indústrias de Cabos de Aço, Correntes e Acessórios (ABICCA) celebram a assinatura de um acordo de cooperação para promover o suporte às atividades de normalização desenvolvidas pela recém-reinstalada Comissão de Estudo Especial de Cabos de Aço, Cabos de Fibra, Correntes, Amarras e Acessórios (ABNT/CEE-113).

O acordo representa um importante passo para a promoção de normas técnicas que visam fortalecer a indústria, promovendo a padronização e o desenvolvimento técnico do setor de cabos de aço, cabos de fibra, correntes, amarras e acessórios, que são elementos fundamentais em diversas aplicações industriais e de infraestrutura.

Ao definir e aprimorar normas técnicas, o acordo trará maior segurança, qualidade e confiabilidade aos produtos e serviços ligados a este segmento.

A implementação das normas resultantes facilitará o acesso a mercados internacionais, aumentando a competitividade das empresas brasileiras, além de fomentar inovações e melhorias nos processos de fabricação.

“A padronização vai assegurar a conformidade técnica e a qualidade dos produtos, reduzindo custos operacionais e incidência de falhas, contribuindo para o crescimento sustentável das indústrias associadas”, destaca Marcos Antônio Picoli, presidente da ABICCA e nomeado coordenador da ABNT/CEE-113.

A ABNT será responsável por gerenciar todo o processo de normalização desenvolvido na ABNT/CEE-113, incluindo a elaboração de normas técnicas, a realização de consultas públicas e a publicação de normas brasileiras. A entidade também garantirá que as normas estejam em conformidade com os padrões da Organização Mundial do Comércio (OMC), reforçando a competitividade do setor no cenário global.

A ABICCA disponibilizará pessoal qualificado, suporte técnico e financeiro, além de promover a divulgação das normas desenvolvidas no âmbito da ABNT/CEE-113, incentivando a participação de mais empresas do setor nas atividades de normalização.

Reinstalação da ABNT/CEE-113 – A Comissão de Estudo Especial de Cabos de Aço, Correntes, Cabos de Fibra, Amarras e Acessórios (ABNT/CEE-113) foi reinstalada reunindo grupos de trabalho que vão conduzir as atividades previstas no acordo de cooperação entre ABNT e ABICCA.

Nelson Al Assal Filho, diretor de Normalização da ABNT, destaca a importância dos produtos para o mercado nacional.

“As correntes, um dos representantes deste setor, pode, por exemplo, proporcionar além da segurança, maior eficiência energética na transferência de energia, servindo de base para as argumentações sobre sustentabilidade, tanto em seu processo produtivo quanto no uso da sua aplicação no produto o que poderá gerar um diferencial competitivo das empresas brasileiras comparadas com o mercado internacional”.

O escopo da ABNT/CEE-113 é a normalização de cabos de aço, cabos de fibra, correntes, amarras e seus acessórios, compreendendo cabos de aço e suas lingas, cabos de fibras naturais e sintéticos, correntes e suas lingas, amarras e acessórios, abrangendo terminologia, requisitos, métodos de ensaio e generalidades.

Já existem 51 normas publicadas e um dos objetivos dos trabalhos da ABNT/CEE-113 é ampliar este número. Prioritariamente, duas normas serão alvo de revisão: ABNT NBR15293 e NBR13545.

“Vamos apoiar ativamente a Secretaria coordenada pela ABNT. Desejo sucesso nesta iniciativa para entrega eficiência e a segurança à sociedade brasileira. Estou ciente dos desafios, mas o resultado será de mais prosperidade e melhor estrutura para nossas indústrias”, finalizou o presidente da ABICCA.

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade