Assessoria de imprensa
07/04/2022 11h00
A ABB e a Savannah Resources assinaram um acordo para explorar recursos de automação industrial e soluções inteligentes de eletrificação no desenvolvimento do projeto de lítio da Mina do Barroso, no norte de Portugal.
Em uma fase inicial, a ABB aplicará seus conhecimentos técnicos para delinear soluções de controle e processo de produção para a produção de concentrado de lítio e operações integradas de mineração de espodumênio, em linha com o objetivo da Savannah de obter operações com emissão zero até 2030.
Maior mina europeia conhecida de espodu
...A ABB e a Savannah Resources assinaram um acordo para explorar recursos de automação industrial e soluções inteligentes de eletrificação no desenvolvimento do projeto de lítio da Mina do Barroso, no norte de Portugal.
Em uma fase inicial, a ABB aplicará seus conhecimentos técnicos para delinear soluções de controle e processo de produção para a produção de concentrado de lítio e operações integradas de mineração de espodumênio, em linha com o objetivo da Savannah de obter operações com emissão zero até 2030.
Maior mina europeia conhecida de espodumênio de rocha dura, a Mina do Barroso está localizada a 143 km da cidade do Porto.
O objetivo da Savannah é desenvolver uma operação que produza concentrado de lítio neutro em carbono e de primeira qualidade, como matéria-prima estratégica para a cadeia de abastecimento de baterias elétricas na Europa.
As soluções tecnológicas da ABB maximizarão a utilização da energia renovável – produzida principalmente a partir de energia hídrica, solar e eólica – e de eletrificação em uma produção neutra em carbono.
A indústria europeia de baterias espera um crescimento rápido nos próximos anos, acelerando a produção química de lítio. Esse movimento tem sido impulsionado pelos objetivos da Comissão Europeia de tornar a UE neutra em termos de carbono e reduzir as emissões no transporte em 90% até 2050.
A Savannah se concentra no desenvolvimento do Projeto Barroso com a utilização de 238 medidas individuais para eliminar ou mitigar os impactos ambientais. As medidas serão incluídas no Estudo de Viabilidade do projeto, atualmente em fase de conclusão.
“A ABB está na vanguarda da automatização e eletrificação de nossa jornada de descarbonização”, disse David Archer, CEO da Savannah.
“A expertise da emnrpesa nos ajudará a executar nossa estratégia de descarbonização e construir a primeira instalação de produção de espodumênio de lítio da Europa, como fornecedor crítico de matérias-primas com baixo teor de carbono para baterias mais sustentáveis”, acrescentou.
"O desenvolvimento do Projeto Barroso abre uma oportunidade adicional para mostrar a liderança da ABB em automação industrial e eletrificação inteligente na Europa, aplicada em operações-chave para a emergente cadeia europeia de fornecimento de baterias”, disse Frederik Esterhuizen, diretor de Process Industries da ABB.
“Trata-se de mais um passo para permitir operações industriais mais sustentáveis e livres de combustíveis fósseis”, concluiu.
13 de novembro 2024
13 de novembro 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade