Logística
Revista Porto S.A
28/05/2012 09h51 | Atualizada em 28/05/2012 14h45
As obras de dragagem do Porto de Santos, ampliando o calado dos atuais 13,5 para 15 metros, garantirá mais eficiência ao Porto de Santos. Atualmente, o porto recebeu navios com 334 metros de comprimento (LOA) e 42,8 de largura boca com 14,5 metros de calado, o que já obriga os mesmos a navegarem com aproximadamente mil TEU a menos, para adequar o acesso no canal.
“Isso provoca perda considerável de eficiência e escala para os novos navios. A adequação do canal para 15 metros certamente resolverá este problema, garantindo, assim, que a relação de 1,5 vezes o tamanho do navio seja contemplada de eficiência e escala para os novos navios”, ressalta o diretor geral da Libr
...As obras de dragagem do Porto de Santos, ampliando o calado dos atuais 13,5 para 15 metros, garantirá mais eficiência ao Porto de Santos. Atualmente, o porto recebeu navios com 334 metros de comprimento (LOA) e 42,8 de largura boca com 14,5 metros de calado, o que já obriga os mesmos a navegarem com aproximadamente mil TEU a menos, para adequar o acesso no canal.
“Isso provoca perda considerável de eficiência e escala para os novos navios. A adequação do canal para 15 metros certamente resolverá este problema, garantindo, assim, que a relação de 1,5 vezes o tamanho do navio seja contemplada de eficiência e escala para os novos navios”, ressalta o diretor geral da Libra Terminais Santos, Roberto Teller.
Outro fator impactante é a estrutura de píer ou atracadouro dos terminais portuários, que deverão suportar o mesmo calado para que toda a cadeia esteja alinhada, o que hoje não ocorre.
“A Libra Terminais Santos contempla em sua estrutura estas adequações e deve garantir, através de dragagens de manutenção, efetuadas pela Autoridade Portuária, que seus berços cumpram sempre os calados necessários e alinhados ao canal”, informa Teller.
Ele destaca que atualmente parte dos armadores reduziu o número de navios em Santos, devido ao aumento de suas capacidades, tanto em comprimento quanto largura.
“As obras que levarão o canal a 15 metros facilitarão a absorção destes novos navios e outros que transportam até nove mil TEU contra a média dos atuais que contemplam quatro mil TEU”, explica o diretor geral da Libra Terminais Santos.
“O incremento do volume de navios deverá levar em consideração o crescimento natural da demanda do Porto de Santos nos próximos anos, em função do comércio internacional”, completa Roberto Teller.
09 de janeiro 2020
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