P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Revista GC - Ed.72 - Agosto 2016
Voltar
Máquinas e Equipamentos

Volvo lança o VM de 32 toneladas voltado para o segmento off-road

Novo modelo, com menor tara e maior capacidade de carga, tem vocação para operar nos trabalhos de construção, terraplenagem e mineração leve

A Volvo acaba de lançar no Brasil o novo VM com PBT (Peso Bruto Total) de 32 toneladas, com 20% a mais de capacidade de carga em relação à versão anterior. A linha VM, que já oferecia uma ampla gama de veículos para atender às diferentes necessidades do transportador, agora tem um modelo voltado para o segmento off-road, para suprir a demanda específica nos trabalhos de construção, terraplenagem e mineração leve.

O novo caminhão chega proporcionando a maior capacidade de carga útil de sua classe. Será comercializado no Brasil e em todos os demais países da América Latina que aplicam a norma Euro 5 de emissões. As primeiras unidades foram enviadas para a rede de concessionárias da marca em junho. “O VM com PBT de 32 toneladas vem para suprir a demanda do mercado para veículos com excelente relação custo-benefício no segmento off-road”, afirma Francisco Mendonça, gerente de caminhões Volvo.

“Desenvolvido e produzido na fábrica latino-americana de Curitiba, o VM conquistou o transportador por seu baixo consumo de combustível e grande disponibilidade em vár


A Volvo acaba de lançar no Brasil o novo VM com PBT (Peso Bruto Total) de 32 toneladas, com 20% a mais de capacidade de carga em relação à versão anterior. A linha VM, que já oferecia uma ampla gama de veículos para atender às diferentes necessidades do transportador, agora tem um modelo voltado para o segmento off-road, para suprir a demanda específica nos trabalhos de construção, terraplenagem e mineração leve.

O novo caminhão chega proporcionando a maior capacidade de carga útil de sua classe. Será comercializado no Brasil e em todos os demais países da América Latina que aplicam a norma Euro 5 de emissões. As primeiras unidades foram enviadas para a rede de concessionárias da marca em junho. “O VM com PBT de 32 toneladas vem para suprir a demanda do mercado para veículos com excelente relação custo-benefício no segmento off-road”, afirma Francisco Mendonça, gerente de caminhões Volvo.

“Desenvolvido e produzido na fábrica latino-americana de Curitiba, o VM conquistou o transportador por seu baixo consumo de combustível e grande disponibilidade em várias aplicações. Agora, estamos ampliando ainda mais nossa oferta”, ressalta Nilton Roeder, diretor de estratégia, desenvolvimento de negócios e suporte a vendas de caminhões do Grupo Volvo América Latina. “É um setor que precisa de caminhões com capacidade de carga intermediária e adequada a aplicações onde a intensidade e a severidade não exigem veículos de maior potência”, complementa Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo América Latina.

Equipado com o tradicional motor de 330cv e uma configuração de eixos 6x4, é também o caminhão mais leve em sua categoria, com uma tara que garante maior capacidade de carga útil e, assim, maior rentabilidade para o transportador. É bem mais leve que seus concorrentes: de 275 quilos a 1050 quilos.

Caixa de câmbio inteligente

“O VM 330cv 6x4 com PBT 32 toneladas off-road compartilha alguns de seus principais componentes com a consagrada linha FMX da Volvo, voltada para o transporte pesado em condições severas”, afirma Ricardo Tomasi, engenheiro de vendas da Volvo América Latina. Ele tem, por exemplo, a mesma caixa de câmbio I-Shift do FMX, reconhecido como o melhor caminhão vocacional do País.

A I-Shift está presente em quase 100% dos caminhões FH e FMX que saem da linha de produção. Na linha VM, é uma transmissão que está experimentando um sucesso espetacular. “Em apenas três anos, a caixa eletrônica já alcança cerca de 80% da produção do VM”, diz Francisco Mendonça, gerente de caminhões Volvo no Brasil. “O VM com PBT de 32 toneladas traz mais robustez e confiabilidade na operação de transporte”, diz Tomasi.

A caixa eletrônica Volvo tem embreagem, mas não tem pedal. O motorista não precisa fazer nenhum esforço e não se preocupa em trocar as marchas. No modo automático, por exemplo, é só acelerar e frear. “Tudo é feito de forma eletrônica, precisa e suave. E a manutenção é menos frequente”, observa Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo. No modo manual, as trocas também são precisas e garantem excelente dirigibilidade.

O grande número de marchas à disposição (12 marchas) é indicado no display do computador de bordo. Com ele, o motorista pode se situar melhor durante a condução do caminhão e ainda monitorar em que marcha está naquele momento e quais são as outras disponíveis, tanto para baixo como para cima. E o motorista também pode escolher o modo de condução: Econômico, quando está em velocidade de cruzeiro, ou de Potência, quando, por exemplo, está trafegando por um trecho bastante íngreme.

A caixa I-Shift tem outra característica importante para a operação de transporte: o sistema inibidor de trocas indevidas, que impede a troca de marcha caso a rotação do motor não seja a mais adequada num determinado momento. Um dos atributos desta tecnologia é que seu sistema eletrônico registra as condições de condução e o peso bruto do veículo antes de selecionar a marcha inicial mais adequada.

Melhor desempenho off-road

Outros componentes fundamentais para maior produtividade do veículo são os eixos traseiros com redução nos cubos e o eixo dianteiro de viga reta. Eles asseguram excelente desempenho em pisos escorregadios, já que possuem bloqueio de diferencial entre eixos e entre rodas. “Isto proporciona maior rentabilidade no transporte off-road”, finaliza Roeder.

O novo caminhão mantém os mesmos atributos pelos quais a linha VM é reconhecida no mercado: alta disponibilidade, baixo consumo de combustível, baixa manutenção e uma cabine de fácil acesso, que proporciona grande conforto para o motorista. “Não temos dúvida que o novo VM fora de estrada contribuirá decisivamente para aumentar a rentabilidade do transportador, que hoje experimenta uma conjuntura econômica de grande competitividade”, finaliza Roeder.

Seminovos Volvo Viking  com garantia de procedência

A Volvo inaugurou em junho um Show Room de caminhões seminovos em sua fábrica de Curitiba. É a primeira iniciativa deste gênero aberta no Brasil por uma montadora de veículos comerciais. “Queremos dar mais visibilidade ao inovador programa de caminhões Seminovos Volvo Viking, uma marca já consagrada no mercado brasileiro”, afirma Rogério Kowalski, gerente de seminovos da Volvo.

O Show Room está instalado ao lado da portaria principal da fábrica da Volvo, localizada na avenida Juscelino Kubitscheck, 2600, no bairro Cidade Industrial, em Curitiba. A nova estrutura funcionará durante o horário comercial e terá sempre em exposição quatro caminhões da grife Viking. No local, os interessados poderão conhecer os veículos, receber informações técnicas e comerciais e acessar o site www.seminovosvolvo.com.br para verificar quais são as opções de caminhões seminovos à venda na rede de 95 concessionárias Volvo distribuídas pelo Brasil.

“O mercado de caminhões usados no Brasil se mantém estável e há muitas oportunidades. Estamos agora dando mais um passo para proporcionar mais visibilidade para nosso programa de seminovos. O Viking é um sucesso desde que foi lançado há 18 anos”, lembra Kowalski.

Os caminhões seminovos Volvo Viking têm a garantia da procedência e seus principais componentes passam por um rigoroso processo de avaliação. O caminhão com o selo Viking Plus, por exemplo, tem garantia de um ano para o trem de força e é entregue com rodas e pneus novos.

 

 

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade