P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Revista GC - Ed.21 - Novembro 2011
Voltar
Caminhões Pesados

Scania lança no Brasil nova plataforma mundial de motores

Linha 2012 atende às normas mundiais sobre emissões de poluentes

A Scania lançou durante a Fenatran 2011 a sua nova linha de motores veiculares já enquadrada nas mais recentes normas sobre emissões de poluentes no mundo inteiro, como Euro 3, Euro 4, Euro 5 (Proconve P7 no Brasil) e Euro 6.  A nova plataforma vai garantir caminhões ainda mais potentes, econômicos e sustentáveis. Segundo Roberto Leoncini, diretor geral da Scania no Brasil, o portfólio da marca para 2012 já atenderá as normas brasileiras do Proconve P7 e contará com uma gama completa de motores de 9 e 13 litros, que substituem os atuais 9 litros, 11 litros e 12 litros. A inédita linha de motorização faz parte do lançamento mundial da nova plataforma global de motores Scania.

Ainda mais econômicos, os motores de 5 e 6 cilindros dos caminhões Scania agora apresentam potências de 250, 270 (Etanol), 310, 360, 400, 440 e 480 cavalos, prontos para atuar dentro e fora da estrada, conforme a necessidade de negócio do transportador. A linha de motores V8 da Scania também continua a ser disponibilizada no Brasil com as novas potências de 560 e 620 cavalos. Também chegam ao mercado as novas versões das caixas de câmbio automatizadas, o Scania Opticruise, e dos freios auxiliares Scania Retarder. O projeto inteiro é modular e concebido para facilitar a manutenção.

O diâmetro (9 e 13 litros) e o curso (13 litros) do pistão foram ligeiramente alterados e a cilindrada foi aumentada em comparação com os motores anteriores. Essa alteração proporcionou um ganho de 9% no torque e 5% na potência nos novos motores Scania.

Duas novas unidades de 9,3 litros com maior diâmetro, e potências de 250 e 310 hp, substituem os motores de 5 cilindros em linha de 8,9 litros. Os torques oferecidos são respectivamente de 1.150 e 1.550 Nm. Os novos motores de 6 cilindros de 12,7 litros dão continuidade à sólida reputação estabelecida pelos seus antecessores de 11,7 litros. As quatro opções de potência uniformemente distribuídas, de 360, 400, 440 e 480 hp, asseguram  desempenho para todo tipo de aplicação. Os motores de 12,7 litros oferecem torques de 1.850, 2.100, 2.300 e 2.400 Nm, respectivamente, já a partir de 1.000 rpm, e também garantem dirigibilidade e desempenho em baixos níveis de giro.


A Scania lançou durante a Fenatran 2011 a sua nova linha de motores veiculares já enquadrada nas mais recentes normas sobre emissões de poluentes no mundo inteiro, como Euro 3, Euro 4, Euro 5 (Proconve P7 no Brasil) e Euro 6.  A nova plataforma vai garantir caminhões ainda mais potentes, econômicos e sustentáveis. Segundo Roberto Leoncini, diretor geral da Scania no Brasil, o portfólio da marca para 2012 já atenderá as normas brasileiras do Proconve P7 e contará com uma gama completa de motores de 9 e 13 litros, que substituem os atuais 9 litros, 11 litros e 12 litros. A inédita linha de motorização faz parte do lançamento mundial da nova plataforma global de motores Scania.

Ainda mais econômicos, os motores de 5 e 6 cilindros dos caminhões Scania agora apresentam potências de 250, 270 (Etanol), 310, 360, 400, 440 e 480 cavalos, prontos para atuar dentro e fora da estrada, conforme a necessidade de negócio do transportador. A linha de motores V8 da Scania também continua a ser disponibilizada no Brasil com as novas potências de 560 e 620 cavalos. Também chegam ao mercado as novas versões das caixas de câmbio automatizadas, o Scania Opticruise, e dos freios auxiliares Scania Retarder. O projeto inteiro é modular e concebido para facilitar a manutenção.

O diâmetro (9 e 13 litros) e o curso (13 litros) do pistão foram ligeiramente alterados e a cilindrada foi aumentada em comparação com os motores anteriores. Essa alteração proporcionou um ganho de 9% no torque e 5% na potência nos novos motores Scania.

Duas novas unidades de 9,3 litros com maior diâmetro, e potências de 250 e 310 hp, substituem os motores de 5 cilindros em linha de 8,9 litros. Os torques oferecidos são respectivamente de 1.150 e 1.550 Nm. Os novos motores de 6 cilindros de 12,7 litros dão continuidade à sólida reputação estabelecida pelos seus antecessores de 11,7 litros. As quatro opções de potência uniformemente distribuídas, de 360, 400, 440 e 480 hp, asseguram  desempenho para todo tipo de aplicação. Os motores de 12,7 litros oferecem torques de 1.850, 2.100, 2.300 e 2.400 Nm, respectivamente, já a partir de 1.000 rpm, e também garantem dirigibilidade e desempenho em baixos níveis de giro.

Para atender todas as normas de emissão Proconve P7 (Euro 5), a linha de motores V8 de 15,6 litros foi ampliada para oferecer duas opções de potência, de 560 e 620 hp, com torques de 2.700 e 3.000 Nm respectivamente.

A Scania também apresentou o motor a etanol de alta eficiência para caminhões. O novo modelo de motorização opera com ignição por compressão conforme o princípio diesel, que é mais eficiente que a combustão conforme o princípio Otto. A eficiência térmica da unidade de 8,9 litros é semelhante a de um motor diesel, ou seja, 44-45%. Além disso, esse motor oferece desempenho e dirigibilidade típicos dos motores diesel: 270 hp e 1.200 Nm de torque já a partir de 1.100 rpm. A Scania produz motores a etanol para veículos pesados desde 1990, com excelentes ganhos ambientais, por exemplo, nos ônibus urbanos da cidade de Estocolmo e São Paulo.

 

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade