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Revista GC - Ed.9 - Setembro 2010
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Gestão Privada

Rodovia dos Bandeirantes ganha asfalto ecológico

A CCR AutoBAn apresentou  em setembro o trecho modelo do novo pavimento da Rodovia dos Bandeirantes, balizado na preservação ambiental ao utilizar em sua composição asfalto reciclado e borracha de pneus velhos. Além dos benefícios ecológicos, a recuperação total de 600 quilômetros de faixas de rolamento das pistas entre São Paulo e Campinas proporciona mais segurança e conforto aos usuários que, ao passar pela rodovia, percebem que a nova textura do pavimento em contato com o veículo gera menos ruído, maior aderência dos pneus e menor dispersão de água em caso de chuva, além de ser mais durável.

Para mostrar estes diferenciais da nova Rodovia dos Bandeirantes, a CCR AutoBAn concluiu um trecho modelo, entre os km 85 e 78 da pista sentido Capital, já com o pavimento reconstruído: contendo asfalto reciclado em uma das camadas estruturais e revestimento com asfalto-borracha na superfície.

Usina móvel
Parte do processo de reciclagem acontece na própria rodovia, em uma “usina móvel” localizada no km 42, durante a execução das obras. O asfalt


A CCR AutoBAn apresentou  em setembro o trecho modelo do novo pavimento da Rodovia dos Bandeirantes, balizado na preservação ambiental ao utilizar em sua composição asfalto reciclado e borracha de pneus velhos. Além dos benefícios ecológicos, a recuperação total de 600 quilômetros de faixas de rolamento das pistas entre São Paulo e Campinas proporciona mais segurança e conforto aos usuários que, ao passar pela rodovia, percebem que a nova textura do pavimento em contato com o veículo gera menos ruído, maior aderência dos pneus e menor dispersão de água em caso de chuva, além de ser mais durável.

Para mostrar estes diferenciais da nova Rodovia dos Bandeirantes, a CCR AutoBAn concluiu um trecho modelo, entre os km 85 e 78 da pista sentido Capital, já com o pavimento reconstruído: contendo asfalto reciclado em uma das camadas estruturais e revestimento com asfalto-borracha na superfície.

Usina móvel
Parte do processo de reciclagem acontece na própria rodovia, em uma “usina móvel” localizada no km 42, durante a execução das obras. O asfalto velho é triturado e enriquecido com cimento e pó de pedra, para depois ser reaplicado. Com a reciclagem, a CCR AutoBan irá reaproveitar o equivalente a 14 mil caminhões de asfalto removido das pistas.

Números

  • Total de 600 quilômetros de faixas recuperadas
  • Serão utilizados 450 mil pneus, o que equivale a 3,1 mil toneladas de pneus descartados
  • Pneus levam até 600 anos para se decompor
  • Serão reciclados 84 mil metros cúbicos de asfalto velho, o que equivale ao volume de 36 piscinas olímpicas ou à carga de 14 mil caminhões
  • Mão de obra direta: 230 profissionais
  • Mão de obra indireta: 690 pessoas
  • Conclusão prevista para 2011
  • Aumento de 20% na durabilidade do pavimento
  • Ganho de 15% na aderência do veículo à pista
  • A “usina móvel” tem capacidade para produzir 200 toneladas de material reciclado por hora
  • Investimento de R$ 82 milhões

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