Como parte do conjunto de ações para a reforma de aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo em 2014, a Infraero contratou o consórcio ATP-TRAÇO, formado pelas empresas ATP Engenharia e Traço Arquitetura e Planejamento, para executarem a reforma e requalificação do Aeroporto Internacional de Salvador – Luís Eduardo Magalhães. As intervenções, orçadas em R$ 45,1 milhões, incluem a reforma do terminal de passageiros, a reforma e ampliação do edifício-garagem com passarela de interligação ao terminal e reforma do acesso viário. Todas as obras têm data de conclusão marcada para o final de abril, mas já aconteceram sucessivos adiamentos, em função de atrasos.
De acordo com o superintendente regional da Infraero, José Cassiano Ferreira Filho, os atrasos aconteceram, em sua maior parte, em função dos testes dos equipamentos que estão sendo instalados. Isso teria ocorrido,por exemplo, com os novos balcões de check-in, esteiras de bagagens e o novo sistema de refrigeração de ar. "Vamos entregar tudo com a segurança de que, ao começar, a operação não travar. Temos a res
Como parte do conjunto de ações para a reforma de aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo em 2014, a Infraero contratou o consórcio ATP-TRAÇO, formado pelas empresas ATP Engenharia e Traço Arquitetura e Planejamento, para executarem a reforma e requalificação do Aeroporto Internacional de Salvador – Luís Eduardo Magalhães. As intervenções, orçadas em R$ 45,1 milhões, incluem a reforma do terminal de passageiros, a reforma e ampliação do edifício-garagem com passarela de interligação ao terminal e reforma do acesso viário. Todas as obras têm data de conclusão marcada para o final de abril, mas já aconteceram sucessivos adiamentos, em função de atrasos.
De acordo com o superintendente regional da Infraero, José Cassiano Ferreira Filho, os atrasos aconteceram, em sua maior parte, em função dos testes dos equipamentos que estão sendo instalados. Isso teria ocorrido,por exemplo, com os novos balcões de check-in, esteiras de bagagens e o novo sistema de refrigeração de ar. "Vamos entregar tudo com a segurança de que, ao começar, a operação não travar. Temos a responsabilidade para evitar acidentes", argumentar.
O objetivo das obras é melhorar os fluxos internos, por meio da redistribuição de ambientes e redimensionamento de espaços. Entre as obras importantes já concluídas está a ampliação do estacionamento de aviões. Essa obra trouxe dois principais benefícios: melhoria da operacionalidade e mais segurança aos pousos e decolagens. Com a troca do pavimento flexível para pavimento rígido, foram minimizados os riscos operacionais no estacionamento de aviões, e com a ampliação da área, foi criada a 15ª posição de aeronave, aumentando a capacidade operacional do aeroporto, inclusive do terminal de cargas. Com o aumento, a área de estacionamento de aeronaves, que era de 79,6 mil m², passou para 91,4 mil m².
Estão em andamento várias obras de reforma e ampliação das instalações do terminal. Entre elas a que permitirá o aumento do número de postos de check-in, dos atuais 66 para 76 posições. Serão instalados oito novos pórticos de raios-x para voos dométicos e seis para internacionais. O saguão de embarque será alargado e o extremo sul do terminal será redimensionado, ocupando o antigo recesso de automóveis.
O novo layout melhora a integração com o edifício-garagem, que terá sua capacidade aumentada de 1,3 mil vagas para 2,5 mil, amenizando um dos maiores problemas do terminal, que é falta de estacionamento. O edifício-garagem será conectado com a área de embarque por passarelas em estrutura metálica, buscando facilitar o acesso dos usuários.
Os passageiros que chegarem ao terminal por meio de ônibus terão uma estação especial em frente ao edifício-garagem e acessarão diretamente o saguão de embarque através de uma passarela suspensa sobre o estacionamento.
A nova configuração para embarque de passageiros é um dos pontos principais do projeto. O acesso doméstico passará a ser distinto do internacional com portões exclusivos. A área de fiscalização será ampliada, os fluxos de passageiros após a vistoria serão melhor definidos e as portas de acessos às aeronaves reposicionadas, distribuindo todas as salas de espera em espaços mais adequados.
As mudanças ainda implicam no aumento e a criação de compartilhamento entre os embarques remotos, além de comunicação visual inspirada em elementos culturais da Bahia.
Os portões de embarque e desembarque vão mudar. Atualmente, o aeroporto conta com quatro estações de acesso às aeronaves, que estão todas concentradas em uma extensão de 28 m no final das salas de espera. Com o novo projeto, os portões serão redistribuídos ao longo dos 120 m do conector, beneficiando os usuários de conexões e de desembarque.
O sistema viário de acesso ao terminal de passageiros e ao edifício-garagem terão sua pavimentação e sinalização restauradas, além de uma de área de estacionamento exclusivo e de apoio para 40 táxis. Já a intervenção no pátio de aeronaves é de reforma e ampliação para aviões de médio e grande porte.
As vias de acesso ao embarque e desembarque receberão coberturas transparentes com o intuito de possibilitar o aproveitamento da luz solar. Essas coberturas serão colocadas a uma grande altura, de forma a possibilitar maior conforto térmico da área de acesso e também do saguão de entrada. A cobertura em estrutura metálica ainda deve beneficiar a praça de alimentação, que atualmente depende de iluminação artificial durante o dia.
Outra obra importante, em curso, e com previsão para conclusão no final de abril é a da nova torre de controle. Esta obra visa melhorar a segurança do tráfego aéreo. A nova torre de controle terá cerca de 60 metros de altura e uma estrutura moderna composta por cabine de controle, dois elevadores, um laboratório de inglês e salas de reuniões que podem ser convertidas em um único auditório, com capacidade para até 100 pessoas, para uso do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo.
Aeroshopping
As áreas internas receberão novas instalações como elevadores, escadas rolantes, sanitários e praça de alimentação tanto no pavimento térreo quanto no superior. O aeroporto ganhará também um espaço mais amplo para novas atividades comerciais, reforçando a imagem de aeroshopping. O segundo pavimento abrigará, além de parte da praça da alimentação, terraço de observação e galeria de arte.
O aeroporto ganhará também um espaço mais amplo para novas atividades comerciais, reforçando a imagem de aero shopping. O segundo pavimento abrigará parte da praça da alimentação, terraço de observação e galeria de arte. Serão alocados em vários pontos do terminal painéis de arte que valorizem e criem identidade própria com a cultura local.
A ATP Engenharia é uma empresa que atua há 20 anos no desenvolvimento de soluções integradas para os mercados de Petróleo e Gás, Infraestrutura, Logística, Urbanização, Meio Ambiente, Engenharia e Energia Elétrica. Além do Aeroporto de Salvador, a empresa assina projetos dos aeroportos de Manaus, Natal, Brasília, Teresina e Aracaju.
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