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Revista GC - Ed.19 - Setembro 2011
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Petróleo e gás

Iniciadas as obras do Estaleiro Rio Tietê

Empreendimento permitirá interiorizar a indústria naval, com a previsão de construção de 80 barcaças e 20 empurradores para o transporte de derivados de petróleo na Hidrovia Tietê-Paraná

A Petrobras Transporte S.A (Transpetro), maior armadora da América Latina e principal empresa de logística e transporte de combustíveis do Brasil, deu o start  nas obras para a construção do Estaleiro Rio Tietê. Com investimentos de          R$ 40 milhões, a construção vai gerar 500 empregos diretos e dois mil indiretos em Araçatuba (SP). Por enquanto foram iniciados os trabalhos de terraplanagem, a cargo da Construtora Estrutural. As empresas responsáveis pelas obras ainda não foram definidas.

O estaleiro vai construir 80 barcaças e 20 empurradores para o Promef Hidrovia, vertente do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef) voltada para o modal hidroviário. As embarcações terão investimentos de R$ 432,3 milhões, dos quais R$ 371,3 milhões serão financiados pelo Fundo de Marinha Mercante (FMM) na primeira operação da Caixa Econômica Federal como agente repassador do fun


Empreendimento permitirá interiorizar a indústria naval, com a previsão de construção de 80 barcaças e 20 empurradores para o transporte de derivados de petróleo na Hidrovia Tietê-Paraná

A Petrobras Transporte S.A (Transpetro), maior armadora da América Latina e principal empresa de logística e transporte de combustíveis do Brasil, deu o start  nas obras para a construção do Estaleiro Rio Tietê. Com investimentos de          R$ 40 milhões, a construção vai gerar 500 empregos diretos e dois mil indiretos em Araçatuba (SP). Por enquanto foram iniciados os trabalhos de terraplanagem, a cargo da Construtora Estrutural. As empresas responsáveis pelas obras ainda não foram definidas.

O estaleiro vai construir 80 barcaças e 20 empurradores para o Promef Hidrovia, vertente do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef) voltada para o modal hidroviário. As embarcações terão investimentos de R$ 432,3 milhões, dos quais R$ 371,3 milhões serão financiados pelo Fundo de Marinha Mercante (FMM) na primeira operação da Caixa Econômica Federal como agente repassador do fundo.

A operação da nova frota fluvial da Transpetro abrirá 400 postos de trabalho. As barcaças construídas pelo Estaleiro Rio Tietê serão usadas no transporte de etanol produzido pelas usinas do Oeste Paulista até a Refinaria de Paulínia (Replan), onde, por meio de dutos, atingirá diversos terminais. O projeto está sendo custeado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) e integra o Promef Hidrovia, projeto da Petrobras inspirado nos moldes do Promef, que fez ressurgir a indústria naval brasileira. O estaleiro é controlado pelas empresas Rio Maguari S.A. e Estre Petróleo. No dia 13 de setembro foi lançada a pedra fundamental do empreendimento, com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff.

O programa é considerado por setores do governo como um marco na logística de etanol no Brasil, com o uso em larga escala da Hidrovia Tietê-Paraná para o escoamento da produção do Centro Oeste e Sudeste do País. “Estamos interiorizando a indústria naval, que só vivia nas regiões banhadas pelo mar. O que fazemos aqui é revolucionário: estamos localizando a indústria naval na beira do rio”, afirmou a presidenta Dilma, durante a solenidade. Além do Rio Tietê, o Promef já viabilizou a implantação dos estaleiros Atlântico Sul (EAS) e Promar, em Pernambuco, e Superpesa, no Rio. A Transpetro contratou 41 navios para transporte de petróleo e derivados, com investimento total de R$ 9,6 bilhões. Outros oito navios estão em fase final de licitação.

As barcaças e empurradores construídos pelo Estaleiro Rio Tietê formarão 20 comboios, com capacidade de transporte de 7,6 milhões de litros cada. O transporte hidroviário emite um quarto do gás carbônico e consome 20 vezes menos combustível do que o utilizado pelo transporte rodoviário para uma mesma carga e distância. Cada comboio, formado por quatro barcaças e um empurrador, tem a mesma capacidade de carga de 172 carretas ou de 86 vagões ferroviários. O projeto das embarcações permite também o transporte de derivados de petróleo, melhorando a logística de abastecimento do Centro Oeste.

“O Promef Hidrovia terá uma frota de empurradores e barcaças de última geração”, afirmou o presidente da Transpetro, Sergio Machado. “Os comboios vão contribuir para levar combustível mais barato para as novas fronteiras econômicas do Brasil e trazer o etanol de forma mais competitiva e menos poluente”, completou. As embarcações serão entregues a partir de 2012 e a frota começa a operar em 2013. Quando estiverem em operação plena, em 2015, os comboios substituirão o equivalente a 80 mil viagens de caminhão por ano.

Além da construção do estaleiro e da nova frota, o governo assinou protocolo de intenção para a execução de um conjunto de obras visando a ampliação da capacidade da hidrovia Tietê-Paraná, com previsão de investimentos da ordem de R$ 1,5 bilhão, sendo R$ 900 milhões também do PAC 2. As obras do projeto serão realizadas entre 2011 e 2014 e contemplarão cerca de 800 km do trecho paulista da hidrovia. O objetivo é eliminar gargalos, com a ampliação de vãos de pontes, melhorar as eclusas e retificação e dragagem de canais.

 

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